Topo

Fifa indica Tite para prêmio de melhor técnico; Marta: fora das 10 melhores

Pedro Martins/ MoWa Press
Imagem: Pedro Martins/ MoWa Press

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 09h01

O técnico da seleção brasileira, Tite, foi indicado entre os 12 técnicos que disputarão o prêmio de Melhor da Fifa de 2017. O treinador aparece na lista divulgada pela entidade nesta quinta-feira (17) ao lado de nomes como Pep Guardiola, Jose Mourinho, Joachim Low e Zinedine Zidane.

 

A lista dos treinadores foi definida após indicação de um painel composto por 11 personalidades do futebol, entre eles o brasileiro Cafu e o argentino Maradona. Será levado em conta o desempenho entre os dias 20 de novembro de 2016 e 2 de julho de 2017, adequando assim o prêmio à temporada europeia.

A Fifa também apresentou a lista com as 10 concorrentes ao prêmio de melhor técnico no futebol feminino. Ainda nesta quinta-feira serão conhecidos os indicados a melhor nas duas categorias. 

Os vencedores dos prêmios serão definidos em um processo com votação de quatro grupos diferentes: treinadores da seleção nacional, capitães, mídia especializada e fãs. A votação na internet começará no dia 21 de agosto.

A lista com os três finalistas de cada categoria será anunciada em setembro. Os vencedores serão conhecidos na tradicional cerimônia em janeiro de 2018.

Começo arrasador na seleção

Tite ganha a indicação depois de ter assumido a seleção brasileira na metade de 2016. Ganhou em sequência nove partidas consecutivas - oito delas pelas Eliminatórias - até perder a invencibilidade em amistoso contra a Argentina em junho. Na sequência, a seleção ganhou da Austrália para aumentar o retrospecto para 10 vitórias e uma derrota desde que o treinador assumiu o cargo. O Brasil foi a primeira seleção a garantir vaga na Copa do Mundo via Eliminatórias.

Para o prêmio de melhor pela Fifa, Tite terá como principal concorrente Zinedine Zidane, técnico que foi campeão da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol pelo Real Madrid. No ano passado, o treinador merengue, apesar de favorito, acabou surpreendido por Claudio Ranieri, que conquistou o título inglês pelo Leicester City na temporada 2015/2016. Sem clube desde o começo do ano, Ranieri ficou de fora da lista apresentada nesta quinta-feira. 

Apesar de não ter conquistado nenhum título pelo Manchester City, Pep Guardiola também foi indicado, assim como Jose Mourinho, campeão da Liga Europa com o Manchester United. Luis Enrique, que deixou recentemente o Barcelona, também foi lembrado.

Além de Tite, apenas mais um treinador de seleção nacional foi lembrado: Joachim Low, da Alemanha. Já os argentinos Diego Simeone (Atlético de Madri) e Mauricio Pochettino (Tottenham) reforçam a presença de sul-americanos nas indicações.

Marta fica fora das 10 melhores

A meio-campista Marta ficou fora da relação das dez melhores jogadores da temporada. 

Lista masculina (técnicos)

Massimiliano Allegri (ITA) – Juventus
Carlo Ancelotti (ITA) – Bayern de Munique
Antonio Conte (ITA) – Chelsea
Luis Enrique (ESP) – Barcelona
Pep Guardiola (ESP) – Manchester City
Leonardo Jardim (POR) - Monaco
Joachim Low (ALE) – seleção alemã
Jose Mourinho (POR) - Manchester United
Mauricio Pochettino (ARG) Tottenham Hotspur
Diego Simeone (ARG) Atlético Madrid
Tite (BRA) – seleção brasileira
Zinedine Zidane (FRA) - Real Madrid

Lista feminina (técnicas)

Olivier Echouafni (FRA) – seleção francesa
Emma Hayes (ING) - Chelsea 
Ralf Kellermann (ALE) Wolfsburg
Xavi Llorens (ESP) - Barcelona
Nils Nielsen (DIN) – seleção dinamarquesa
Florence Omagbemi (NGR) – seleção nigeriana
Gerard Precheur (FRA) – Lyon
Dominik Thalhammer (AUT) – seleção austríaca
Sarina Wiegman (HOL) – seleção holandesa
Hwang Yong-Bong - seleção norte-coreana