Topo

São Paulo tem nova derrota na Justiça por dívida com time de Kaká

Kaká está no último ano de contrato com o Orlando City - Kim Klement-USA TODAY
Kaká está no último ano de contrato com o Orlando City Imagem: Kim Klement-USA TODAY

Bruno Grossi e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/08/2017 21h32

O São Paulo, em segunda instância, foi mais uma vez derrotado na Justiça pelo Orlando City, devido a dívida oriunda do empréstimo de Kaká em 2014. O Tricolor precisava pagar aos americanos o lucro gerado pela presença do craque na bilheteria do Morumbi em cinco partidas daquela temporada, mas a gestão do ex-presidente Carlos Miguel Aidar descumpriu o acordo. Com o novo revés nos tribunais, a condenação repetiu a decisão da primeira instância: o pagamento de R$ 1,7 milhão.

O processo foi aberto ainda em 2015 e o Orlando City chegou a cobrar R$ 12,5 milhões, já que não possuía nenhum registro cedido pelo São Paulo sobre a renda dos jogos com Kaká no Morumbi. Os americanos esperavam, ao menos, que esse controle fosse repassado. Como não houve resposta dos tricolores, a solução foi acionar a Justiça. Só depois os são-paulinos resolveram a pendência e conseguiram reduzir o valor exigido. Agora, a diferença da primeira para a segunda instância é que os honorários dos advogados envolvidos serão divididos em 70% para o Tricolor e 30% para o time da Flórida.

Ainda cabe recurso ao clube paulista, mas apenas se foram acionados o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou o Supremo Tribunal Federal (STF). Até o momento, o departamento jurídico do Tricolor não se manifestou sobre como vai lidar com o caso.

Kaká deixou o São Paulo em dezembro de 2014, depois de chegar em julho para disputar o Campeonato Brasileiro, do qual foi vice-campeão, e a Copa Sul-Americana, na qual foi semifinalista. O contrato no Orlando City, onde o craque é camisa 10 e capitão, tem validade somente até o fim desta temporada da Major League Soccer (MLS).