Topo

Em 15 dias, Rueda usou sete defensores e alcançou melhor marca no Fla

Um tranquilo Reinaldo Rueda comanda o treinamento do Flamengo no CT Ninho do Urubu - Gilvan de Souza/ Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Reinaldo Rueda comanda o treinamento do Flamengo no CT Ninho do Urubu: bom início
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/08/2017 04h00

Reinaldo Rueda completou 15 dias de trabalho no Flamengo com um cenário animador. O Rubro-negro está na final da Copa do Brasil e invicto há quatro jogos. Mais do que isso, a defesa, que se transformou em um problema crônico nos últimos momentos sob o comando de Zé Ricardo, segue sem ser vazada na gestão do colombiano.

Para se ter uma ideia, o Flamengo sofreu 17 gols nas dez partidas antes de Rueda assumir. O setor defensivo se mostrava inseguro. Eram falhas dos zagueiros e nas coberturas dos laterais. O treinador chegou e ressaltou aos jogadores a necessidade de corrigir os erros antes de qualquer coisa. Até o momento, a iniciativa é um sucesso.Em quatro jogos, o Rubro-negro somou três vitórias, um empate e o passaporte para uma decisão que pode colocá-lo antecipadamente na Copa Libertadores de 2018. Sete jogadores de defesa foram utilizados contra Botafogo, Atlético-GO e Atlético-PR.

Com restrições para escalar o time na Copa do Brasil, já que o goleiro Diego Alves, o zagueiro Rhodolfo, o meia Everton Ribeiro e o atacante Geuvânio chegaram após o fim das inscrições, Reinaldo Rueda optou por uma dupla de zaga com os experientes Réver e Juan. Rhodolfo e Rafael Vaz foram utilizados no Campeonato Brasileiro, sendo que o segundo até como lateral-esquerdo, em uma tentativa de fortalecer a marcação no setor.

Quem perdeu espaço foi o lateral peruano Trauco. Se Rodinei surge na titularidade pelo lado direito, o setor esquerdo já teve Renê e Pará improvisado. Os sete atletas são protegidos pela dupla de volantes Cuéllar e Willian Arão, os eleitos de Rueda. A marcação, no entanto, começa lá na frente e tem funcionado.

O Flamengo até já ficou quatro jogos sem levar gols na temporada. Porém, eram partidas contra adversários teoricamente mais fracos e sem o componente eliminatório das semifinais da Copa do Brasil. Foi entre 16 e 25 de fevereiro - vitórias sobre América, Madureira e Vasco, além de empate com o Ceará.

“O professor Rueda chegou e tentou acertar o nosso sistema defensivo. Falhávamos bastante e tomávamos gols bobos. Encontramos uma consistência de defesa muito boa. Sabemos que temos jogadores qualificados na frente e que podem definir a partida a qualquer momento. É importante defender bem por conta disso”, afirmou Pará.

“A nossa defesa tem melhorado muito. O professor Rueda passa intensidade nos treinamentos e trabalha a marcação desde o setor ofensivo. Ele tem cobrado muito. A conversa funciona. Existe concentração para que a coisa melhore”, completou o volante Romulo.

Técnico parabeniza jogadores por feito

De perfil sereno e com calma no dia a dia, Reinaldo Rueda impõe aos poucos o que pensa no Flamengo. São apenas 15 dias de trabalho e falta bastante para uma avaliação completa do colombiano no Ninho do Urubu. O primeiro passo foi dado, mas os méritos estão com o elenco, de acordo com o comandante.

“Tudo isso passa pelo compromisso da equipe. É uma coisa de todos os jogadores, da reação anímica e futebolística. É uma resposta muito boa ao estilo de trabalho e de treinamento, com boa receptividade e compromisso com a torcida. É uma equipe com caráter ganhador, de time grande e organizado. Considero que estão comprometidos e com solidariedade coletiva. Os resultados estão aparecendo por conta disso”, encerrou o treinador.