Topo

Grêmio anuncia cirurgia no tornozelo, e Maicon só volta a jogar em 2018

Maicon em ação durante treino do Grêmio; volante terá de ser operado - Lucas Uebel/Grêmio
Maicon em ação durante treino do Grêmio; volante terá de ser operado Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

31/08/2017 11h31Atualizada em 31/08/2017 17h04

O volante Maicon será submetido a uma cirurgia no tornozelo e desfalcará o Grêmio pelo resto da atual temporada. O procedimento foi informado nesta quinta-feira (1) e tratará uma tendinite no tendão de Aquiles.

A intervenção foi definida após reunião do jogador com os médicos.

"O Maicon tem uma tendinite crônica no tendão de Aquiles com aspecto degenerativo. A lesão provoca enfraquecimento no tendão e causa dor. Então essas duas situações são colocadas, a intensidade da dor e o grau da lesão. No momento em que com todas as medidas não cirúrgicas não houve evolução para o nível de treinamento e atividade profissional, foi tomada a decisão em conjunto. Ele passou a referir que não estava mais aguentando as dores no treino e no pós-treino", disse Márcio Bolzoni, médico do Grêmio, em entrevista coletiva.

A previsão dos médicos é que Maicon levará três meses para se recuperar. Assim, só retorna no ano que vem.

As dores acompanham o volante há tempos. Desde o final do ano passado ele sofre com problemas musculares. Na atual temporada chegou a jogar menos de 40% das partidas da equipe em virtude de lesões em série.

O problema no tornozelo foi o último a aparecer. Com ele, Maicon não resistiu. As dores intensas fizeram os médicos cogitarem a cirurgia, em um primeiro momento, ao final do ano. O procedimento foi antecipado devido ao quadro clínico.

Maicon chegou ao Grêmio em 2015 e é um dos líderes do vestiário. Titular na conquista da Copa do Brasil, foi substituído por Arthur neste ano.