Topo

Inter passa ileso por janela e vê elenco 'menos valorizado' por Série B

Rodrigo Dourado é o jogador mais perto de ser negociado pelo Internacional atualmente - Ricardo Duarte/Inter
Rodrigo Dourado é o jogador mais perto de ser negociado pelo Internacional atualmente Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/08/2017 11h34

O Internacional não perdeu qualquer jogador nessa janela de transferências. Tirando a venda de William, já acordada anteriormente, o Colorado sequer precisou recusar propostas por seus atletas. Enquanto isso, a direção vê uma desvalorização natural dos atletas frente ao mercado por conta da disputa da Série B.

A fórmula adotada pelo time vermelho há bastante tempo é simples: vender um jogador ao menos por janela para garantir a tranquilidade financeira do clube. Ela segue, mas com o devido cuidado para que não se percam os melhores negócios.

"A fórmula de ter que vender segue. Esperamos equalizar isso um dia, mas ainda é necessário vender. As pessoas cometem um erro ao dizer que o clube, quando é rebaixado, não perde dinheiro no primeiro ano. É uma bobagem. Porque o principal ativo do clube, que sempre vai virar liquidez são os jogadores. É evidente que um grupo ao ser rebaixado é desvalorizado. Os jogadores não perdem suas qualidade, mas desvalorizam no mercado. É evidente que houve uma perda de força de mercado nestes jogadores", lamentou o vice de futebol Roberto Melo.

O principal alvo de clubes da Europa reconstruiu sua imagem com bom rendimento neste ano. Rodrigo Dourado é líder em desarmes na segunda divisão, um dos jogadores mais eficientes do torneio, e voltou à mira de equipes principalmente em Portugal e na Espanha. Contudo, uma eventual proposta é aguardada apenas para o fim do ano. Nem mesmo ele teria o interesse de sair neste momento, deixando o clube que o projetou na segunda linha do futebol brasileiro.

"Não houve nenhuma proposta. Continuamos precisando deste equilíbrio com a venda. Mas até hoje (quarta-feira) não chegou nenhuma proposta oficial por nenhum jogador do Inter", acrescentou Melo.

O Colorado ainda tem outra forma de venda: jogadores espalhados por empréstimo. Seijas, Anderson, Valdívia, todos têm cláusulas de compra consideradas interessantes pela direção estipuladas nos vínculo. O bom desempenho fora do Beira-Rio pode também gerar entrada de dinheiro nos cofres vermelhos. Mas tudo postergado ao fim da temporada.

Fora da Primeira Liga, o elenco do Inter se prepara para a partida diante do Juventude, no próximo dia 9, no retorno da segunda divisão. O Colorado lidera a competição com 42 pontos.