Topo

Irmã de xodó do Corinthians brilha no futsal e decide torneio com camisa 10

Luana foi campeã estadual de futsal - Acervo pessoal
Luana foi campeã estadual de futsal Imagem: Acervo pessoal

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

31/08/2017 04h00

Camisa 10 às costas, faixa de capitã e dois gols numa final de torneio estadual em Alagoas. A trajetória de Luana Silva segue o roteiro do irmão famoso, que hoje brilha no Corinthians. Assim como o meia-atacante Pedrinho, a jovem de 16 anos faz sucesso no futsal e começa a dar os primeiros passos no futebol.

A nova conquista de Luana ocorreu na última sexta-feira, em Maceió, nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), competição juvenil entre colégios do Estado. Com o título - o segundo consecutivo -, ela irá comandar o time do Colégio Santíssima no torneio nacional em novembro próximo.

Pedrinho, que estreou no time profissional do Corinthians nesta temporada, levantou a taça do Jeal pela mesma escola, em 2010 e 2011, justamente quando se tornou inspiração para Luana. Aos dez anos, a menina passou a levar o esporte a sério e começou a treinar em uma escola da capital alagoana.

"Eu jogava bola com meu irmão dentro de casa mesmo, a gente juntava as cadeiras para brincar. Comecei a jogar por causa dele", contou Luana em entrevista concedida por telefone ao UOL Esporte.

O início, entretanto, não foi fácil. Luana enfrentou a resistência de meninos quando passou a treinar no time masculino. "No começo eles não queriam nem ficar no meu time. Um mês depois, os meninos só queriam jogar do meu lado", relembrou a jovem.

Luana - Acervo pessoal - Acervo pessoal
Luana com a equipe do Santíssima: taça de campeã com faixa de capitã e camisa 10
Imagem: Acervo pessoal

Seis anos depois, já faz planos para se dedicar ainda mais ao futsal e até tentar trilhar um caminho no campo. "Ele [Pedrinho] é meu espelho. Sempre sigo um pouco das coisas dele. Há pouco tempo comecei a jogar campo, porque só jogava na quadra", disse.

Diante do sucesso no futsal, Pedrinho, que celebrou o título da irmã nas redes sociais, é também um incentivador."Ele sempre me apoia, fala para não desistir e sempre correr atrás", afirmou a jovem.

Luana decidiu o campeonato

Os Jogos Estudantis de Alagoas tiveram uma semana de duração e teve grande participação de Luana, que marcou cinco gols na campanha e ainda deu oito assistências nos 19 gols marcados pelo Colégio Santíssima.

Na final, disputada contra a escola do município de Capela, a irmã de Pedrinho decidiu o confronto, com dois gols marcados na vitória de virada por 2 a 1. Para isso, acertou dois chutes de longe.

Pedrinho - Acervo pessoal - Acervo pessoal
Pedrinho é inspiração para Luana
Imagem: Acervo pessoal

"Elas começaram na frente por causa de um erro do juiz, porque a bola era nossa. Na saída de jogo, chutei com raiva do meio da quadra e mandei na gaveta. Faltando um minuto para acabar o jogo, acertei um chute de três dedos", contou.

Sucesso do irmão emociona

Corintiana, Luana não esconde a emoção ao falar do desempenho de Pedrinho no Corinthians em 2017. Segundo ela, as partidas do irmão com a camisa alvinegra são acompanhadas por toda a família. "Fico emocionada com todas as jogadas dele e também por ele estar no meu time de coração", disse.

Nesse cenário, Pedrinho divide o posto de maior ídolo com a também alagoana Marta e a veterana Formiga, que disputou seis edições de Jogos Olímpicos - o último no ano passado, no Rio de Janeiro. "Ele é [um ídolo] não só porque é meu irmão. Eu falo isso porque ele joga muito mesmo", ressaltou.

No começo de setembro, Luana e Pedrinho se encontrarão em São Paulo para comemorar o aniversário de 17 anos dela. Junto a eles estarão os pais, Pedro e Luciana, que acompanham o jogador do Corinthians na recuperação de uma cirurgia de retirada de amígdalas. "Eles também são meus maiores incentivadores. Vamos comemorar todos juntos depois", comentou.

Pedrinho 2 - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Pedrinho comemora o primeiro gol com a camisa do Corinthians, contra o Patriotas
Imagem: Daniel Vorley/AGIF