Topo

Eleição santista terá união de rivais históricos para tentar bater Modesto

Presidente Modesto Roma deve enfrentar, no minímo, dois candidatos nas eleições - Luiz Fernando Menezes/Folhapress
Presidente Modesto Roma deve enfrentar, no minímo, dois candidatos nas eleições Imagem: Luiz Fernando Menezes/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

01/09/2017 04h00

Os grupos de oposição do Santos já se articulam para tentarem tirar o presidente Modesto Roma do poder. As eleições ocorrem em dezembro deste ano e, até o momento, o atual mandatário é o único candidato confirmado para o pleito.

Mas isso não quer dizer que Modesto não terá concorrentes. Pelo contrário, na última semana, os grupos oposicionistas já realizaram os seus eventos de lançamentos. Acredita-se que o atual presidente deve ter dois rivais nas urnas, no mínimo.

Um dos grupos foi lançado no último sábado e carrega o nome de “União Santástica”. O que chama a atenção nesta possível chapa é a aliança criada entre ex-aliados de Marcelo Teixeira e Luis Alvaro de Oliveira, o Laor, rivais na década passada.

O líder do movimento e que deve ser o candidato a presidência chama-se Andres Rueda, um empresário multimilionário do mercado de telecomunicações e que integrou o Comitê Gestor de Modesto Roma no início da gestão do atual presidente santista.

Rueda ficou conhecido no clube por comprar os 10% dos direitos econômicos do meia Lucas Lima no início de 2015. Aliás, são os únicos 10% que o Santos possui do camisa 10. O empresário recebeu o dinheiro de volta e não cobrou juros.

Especula-se dentro do movimento de Ruedas que o seu vice-presidente nas eleições deve ser o executivo Walter Schalka, homem forte de Laor em 2010. No entanto, outros nomes correm por fora – casos de Nabil Khaznadar, candidato que ficou em último lugar na última eleição, pois integrava o grupo de Odílio Rodrigues, e José Renato Quaresma, ex-integrante do Comitê Gestor de Modesto Roma.

Dias antes do lançamento da União Santástica, os ex-candidatos a presidência do Santos na última eleição, Orlando Rollo e José Carlos Peres, lançaram o seu movimento de oposição e possível chapa eleitoral, chamado “Somos todos Santos”.

Apesar do “quadro eleitoral” considerado diferente de 2014, este grupo está confiante pois exibe a somatória dos votos que receberam na eleição passada como indicação que podem derrubar Modesto Roma do poder. Modesto venceu o pleito com 1.321 votos, à frente de José Carlos Peres, com 1.139. Já Orlando Rollo ficou na quarta colocação, com 855 votos. A somatória dos votos venceria Modesto na última eleição.

Rollo e companhia aguardam possíveis “rachaduras” de outros movimentos para realizarem outras composições. Inicialmente, Peres deve ser o candidato a presidência, enquanto Rollo será o vice na chapa.