Topo

Como Jair tem usado o (raro) tempo livre para treinar o Botafogo

Jair Ventura tem utilizado período de treino para criar alternativas para o Botafogo - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Jair Ventura tem utilizado período de treino para criar alternativas para o Botafogo Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/09/2017 04h00

O Botafogo, junto com o Grêmio, eram os únicos times brasileiros que disputavam todas as competições possíveis no momento. Isso mudou com a eliminação de ambos na semifinal da Copa do Brasil para Flamengo e Cruzeiro respectivamente. O Alvinegro, agora, conseguiu um tempo livre de 15 dias para descansar e ajustar alguns problemas identificados.

Isso aconteceu ao longo da maratona. O principal dele foi a falta de alternativas ao ver o Flamengo encaixar a marcação e anular os poderosos contra-ataques. O período de treinos tem sido aproveitado por Jair Ventura para sanar esse problema. O Botafogo tem sua forma de jogar, mas tem testado novas opções para não ficar ‘manjado’.

Diante do Bahia, mesmo sem tempo para treinar, foi possível ver um Botafogo diferente. Na oportunidade, o time teve atitude oposta. Em vez de jogar sem a bola, o time fez questão de controlar a redonda e propor o jogo diante do rival, em Salvador. A vitória por 2 a 1 foi suficiente para dar força a Jair trabalhar nesse sentido.

Durante a atividade nesta semana, o treinador esboçou a equipe com quatro atacantes. Dificilmente essa será uma formação titular para algum jogo, mas certamente uma opção a ser vista no decorrer de uma partida em que o Botafogo precise de mais força ofensiva.

Na opção, Jair testou uma formação com Pimpão e Guilherme abertos pelas pontas, além de Roger e Brenner centralizados. A formação mostra um trabalho na direção oposta do que fez o Botafogo nos últimos meses, quando jogou fechado e mostrou eficiência nos contra-ataques.

“A gente estava precisando desse tempo para treinar. Jair tem passado um trabalho mais específico”, disse o zagueiro Igor Rabello sem entregar maiores detalhes do que como o treinador tem aproveitado o período.

O ponto negativo fica pela ausência de Léo Valência. Um dos principais reforços do Botafogo neste meio de temporada, o chileno foi convocado e defende seu pais em jogos da Eliminatória da Copa. Por esse motivo, ele perdeu o período de treinos do Alvinegro e oportunidade de se encaixar melhor na equipe, já que tem encontrado certa dificuldade nesse sentido.