Topo

Jatinho, festa e videogame: 'boy band' do PSG não se desgruda na seleção

Juntos na van: quarteto do PSG se apresenta à seleção em Porto Alegre - Pedro Martins/Mowa Pressa
Juntos na van: quarteto do PSG se apresenta à seleção em Porto Alegre Imagem: Pedro Martins/Mowa Pressa

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Porto Alegre (RS)

03/09/2017 04h00

Manhã de segunda-feira (28): a van para na porta do hotel da seleção brasileira em Porto Alegre e, de dentro dela, descem Neymar, Thiago Silva, Daniel Alves e Marquinhos. A cena poderia ser apenas mais uma na apresentação dos jogadores ao técnico Tite para os jogos das Eliminatórias contra Equador – vitória por 2 a 0 – e Colômbia – na próxima terça (5). No entanto, o recorte mostra bem mais que a chegada do quarteto do Paris Saint-Germain. A imagem do grupo junto reflete uma rotina dos dias que se seguem na capital gaúcha.

Companheiros de clube na França, os quatro não se desgrudam nem na seleção brasileira. Algo natural. Mas o laço que une o grupo que lembra uma “boy band” é ainda mais forte. Seja no campo, no hotel, no ônibus ou até na folga, Neymar, Thiago, Dani e Marquinhos estão juntos.

Após o jogo contra o Saint-Etienné no último dia 25, o quarteto se juntou no jatinho de Neymar e rumou para o Brasil. Na chegada, um pequeno momento de separação. Marquinhos acabou ficando com a esposa em São Paulo, enquanto Daniel Alves e Thiago seguiram com o camisa 10 para o Guarujá. O fim de semana foi de descanso e teve até uma festa no barco do atacante no domingo (27), véspera da apresentação à seleção.

Passados os dois dias de folga, o quarteto estava novamente reunido. Mais uma vez no jatinho de Neymar, o grupo seguiu para Porto Alegre. Na capital gaúcha, se juntaram aos outros 19 convocados por Tite. A interação com os velhos companheiros de seleção era natural, mas a ligação de Neymar e seus parceiros “franceses” se destacava.

Fosse numa disputa do jogo “Mario Bros” no videogame, nos desafios em tablets e smartphomes ou no já famoso “futmesa” no vestiário, Thiago, Dani e Marquinhos estavam sempre próximos.

Nas redes sociais, Neymar mostrava cada detalhe dos bastidores e até as inúmeras provocações ao amigo Marquinhos, seu “alvo” preferido. As fotos com Thiago e Daniel Alves também marcavam presença.

Nos bastidores, o estafe da seleção relata a “alegria” no semblante de Neymar e a energia compartilhada com o grupo. A irritação só chegou na hora do jogo contra o Equador, quando o camisa 10 se incomodou com a perseguição dos adversários.

“Eu não me envolvo em definição de clube de jogador, só peço que eles estejam felizes. Eles precisam se sentir bem, isso ajuda no clube e na seleção”, pontuou o técnico Tite, ao comentar a transferência de Neymar para o PSG, quando se noticiou a opção do atleta de estar mais próximos dos companheiros de seleção.

A união dos bastidores acabou se concretizando em campo. Com a concussão sofrida por Miranda após um choque com o goleiro Alisson, Thiago Silva assumiu a vaga do zagueiro titular e se juntou a Daniel Alves, Marquinhos e Neymar no segundo tempo da vitória sobre o Equador por 2 a 0.

Os quatro “franceses” estarão juntos em campo novamente na terça-feira (5). Eles serão titulares na partida contra a Colômbia, em Barranquilla. “Quando você consegue fazer essas conexões de atletas que jogam juntos, que se conhecem dentro e fora de campo, isso facilita”, celebrou o técnico Tite.