Topo

Insatisfeito com goleadores, Santos avalia reforço recém-chegado ao time B

Zé Roberto era "joia" das categorias de base do Bahia, mas se destacou no Mirassol - Facebook/Bahia
Zé Roberto era "joia" das categorias de base do Bahia, mas se destacou no Mirassol Imagem: Facebook/Bahia

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

05/09/2017 04h00

Diretoria e comissão técnica do Santos podem apostar em uma solução caseira para acabar com a crise de gols de seu ataque. A cúpula alvinegra está insatisfeita principalmente com os seus centroavantes, Ricardo Oliveira e Kayke. O UOL Esporte apurou que os profissionais do clube estão atentos ao futebol do atacante Zé Roberto, recém-contratado para o time B.

O atacante de 23 anos era considerado uma das sensações das categorias de base do Bahia, mas chamou a atenção dos santistas durante o Campeonato Paulista deste ano, quando foi o artilheiro do Mirassol na competição, com cinco gols. O atacante, inclusive, balançou as redes contra o Corinthians, em chute de fora da área.

O novo reforço santista atuou apenas em três jogos pelo time B do Santos, que disputa a Copa Paulista. Titular absoluto desde que foi contratado, ele marcou um gol e deu uma assistência.

Dirigentes do clube fizeram questão de acompanhar os jogos do time B no estádio para poderem avaliar Zé Roberto. Apesar de Diego Cardoso, seu companheiro de ataque, ter participado de treinamentos com o elenco profissional na semana passada, o novo reforço é visto com mais potencial pelos profissionais do clube.

Zé Roberto ficará por empréstimo no Santos até o fim deste ano, quando também termina o seu vínculo com o Bahia. Antes de atuar no time B do clube paulista, o atacante já havia sido emprestado para Ponte Preta, Mirassol e Criciúma.

O ataque do Santos tem tirado o sono do técnico Levir Culpi. Quando o assunto é o desempenho do ataque, o Alvinegro tem desempenho parecido com aqueles que brigam contra o rebaixamento. A equipe santista marcou apenas 23 gols e, ao lado de Vitória e Vasco, possui o quarto pior ataque da competição. Hoje, o setor ofensivo da Vila Belmiro supera somente três times que lutam contra o rebaixamento: Coritiba, Atlético-GO e Avaí.

A crise de gols pressiona o técnico Levir Culpi a mexer no ataque. O treinador definiu o trio titular com Ricardo Oliveira, Copete e Bruno Henrique, mas pode fazer alterações para os próximos jogos – contra Corinthians, dia 10, pela 23ª rodada do Brasileiro, e Barcelona, do Equador, no dia 13, em Guayaquil, válido pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores.

Já existe uma pressão interna para que o atacante Nilmar inicie os jogos como titular na vaga de Ricardo Oliveira. O ex-atacante de Corinthians e Internacional tem se destacado nos treinamentos, chegando a fazer até gol de bicicleta, mas Levir Culpi ainda deve apostar no “pastor santista”. Kayke, por sua vez, corre por fora na briga.