Topo

Para 77 pagantes, Atlético-MG faz 1º jogo profissional na Cidade do Galo

Enquanto mini-estádio da Cidade do Galo não fica pronto, Atlético B vai jogar no campo 4 - Victor Martins/UOL Esporte
Enquanto mini-estádio da Cidade do Galo não fica pronto, Atlético B vai jogar no campo 4 Imagem: Victor Martins/UOL Esporte

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

06/09/2017 17h10

A quarta-feira foi diferente na Cidade do Galo. Além do treino da equipe principal, o CT do Atlético-MG recebeu também o primeiro jogo profissional de sua história. Pela oitava rodada da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, equivalente à terceira divisão estadual, o time B do Galo recebeu o Betis, de Ouro Branco. Com gols de Élder Santana (3), Marco Túlio (2), Mansur e Roldan, o time da casa goleou por 7 a 1. D’Alessandro descontou para os visitantes.

Embora seja rotina jogos na Cidade do Galo, mas das categorias de base, uma partida profissional é diferente e mudou completamente a rotina do Centro de Treinamento atleticano. O primeiro passo foi instalar uma arquibancada provisória e banheiros químicos, para que fosse possível receber torcedores.

Por ser jogo profissional, Cidade do Galo recebeu policiamento e uma ambulância - Victor Martins/UOL Esporte - Victor Martins/UOL Esporte
Por ser jogo profissional, Cidade do Galo recebeu policiamento e uma ambulância
Imagem: Victor Martins/UOL Esporte

Depois a diretoria do Atlético foi em busca dos laudos necessários. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MG) e Vigilância Sanitária. De posse de todos os laudos, o clube alterou duas partidas para a Cidade do Galo. Além do Betis, batido nesta quarta-feira, o time B do Galo também vai receber o Poços de Caldas, pela 10ª rodada, marcada para o dia 15 deste mês, por enquanto às 15h.

A pequena arquibancada instalada acima do campo 4 teve ocupação máxima, de amigos e familiares dos jogadores. Como a carga era de apenas 77 entradas, os bilhetes foram comercializados apenas entre os atletas. E assim também vai ser no duelo com o Poços de Caldas. No entanto, a partida foi acompanhada por muito mais do que 77 pagantes. O número de não pagantes foi bem maior, já que funcionários da Cidade do Galo e atletas das categorias de base foram prestigiar os companheiros que estavam em campo.

Estrutura improvisada até inauguração do mini-estádio

Arquibancadas montadas para receber torcedores para os jogos do Atlético B, na Cidade do Galo - Victor Martins/UOL Esporte - Victor Martins/UOL Esporte
Arquibancadas montadas para receber torcedores para os jogos do Atlético B, na Cidade do Galo
Imagem: Victor Martins/UOL Esporte

Os primeiros jogos do Atlético B na terceira divisão estadual foram disputados na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, cerca de 55 quilômetros distante da Cidade do Galo. Quando montou uma equipe sub-23, a diretoria já tinha em mente a utilização do CT como palco para as partidas do time. Porém, as obras do mini-estádio não foram concluídas ainda. Especialmente o gramado, que sofreu bastante com o frio nos meses de julho e agosto e ainda não está em condições de receber partidas.

Embora o Atlético não trabalhe oficialmente com uma data, a expectativa é que o mini-estádio seja inaugurado em outubro. Com capacidade para 2 mil torcedores e toda a estrutura para receber jogos desse porte. Enquanto isso, o campo 4 da Cidade do Galo vai ser a casa do Galo B. Até lá, uma estrutura improvisada, para jogadores, torcedores e imprensa.

Tanto que os atletas fizeram o aquecimento no gramado e ali mesmo colocaram as camisas de jogo, já que os vestiários não ficam perto do campo 4.

Goleada faz Atlético B encostar nos líderes

Jogadores das categorias de base acompanharam o jogo do Atlético B na Cidade do Galo - Victor Martins/UOL Esporte - Victor Martins/UOL Esporte
Jogadores das categorias de base acompanharam o jogo do Atlético B na Cidade do Galo
Imagem: Victor Martins/UOL Esporte

A estreia na Cidade do Galo não poderia ser melhor para o Atlético. Com a goleada de 7 a 1, o time treinado por Caio Zanardi chegou aos 12 pontos, apenas um a menos do que o Ipatinga, que está na segunda colocação. O líder da competição é o Coimbra, com 16 pontos e um jogo a menos. A terceira divisão estadual é disputada nove equipes e o sistema de disputa é como na Série A do Campeonato Brasileiro, por pontos corridos. Os dois primeiros colocados sobem para o Módulo 2 do Mineiro em 2018.

Se o Galo encostou nos líderes, o Bétis segue como a pior campanha. São sete derrotas em sete derrotas, com 31 gols sofridos e apenas quatro marcados. No entanto, a equipe de Ouro Branco não está na lanterna, pelo fato de o Inter de Minas, de Uberlândia, ter recebido punição com perda de pontos e estar com - 2. Mas o Inter de Minas tem um empate em seis jogos, justamente contra o Atlético B.