Topo

Jogo das Eliminatórias para Copa é anulado após banimento de árbitro

Na ocasião, África do Sul venceu Senegal com pênalti polêmico - AFP PHOTO / STRINGER
Na ocasião, África do Sul venceu Senegal com pênalti polêmico Imagem: AFP PHOTO / STRINGER

Do UOL, em São Paulo

06/09/2017 16h45

A Fifa anunciou nesta quarta-feira (6) que a partida entre África do Sul e Senegal, ocorrida em 12 de novembro de 2016, válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, será disputada novamente. O duelo foi anulado depois de o árbitro da partida, Jospeh Lamptey, ter sido banido do esporte por manipulação de resultado.

De acordo com comunicado oficial da entidade máxima do futebol, a nova partida acontecerá na data Fifa de novembro deste ano. O dia exato ainda será confirmado.

Em 20 de março deste ano, a Fifa anunciou o banimento do ganês Jospeh Lamptey. O árbitro foi acusado de participar de um esquema de manipulação de resultado na partida que terminou em vitória da África do Sul sobre Senegal por 2 a 1.

Na partida, Lamptey marcou um pênalti de Kalidou Koulibaly, de Senegal, por toque de mão. Imagens da transmissão oficial, porém, mostraram que a bola bateu no joelho do jogador.

A anulação impacta na briga por uma vaga direta na Copa do Mundo. Agora com três partidas realizadas, Senegal aparece com cinco pontos, na terceira colocação. Já a África do Sul passa ter apenas um ponto, na lanterna do Grupo D. Burkina Faso lidera com 6, seguida por Cabo Verde, com a mesma pontuação.