Topo

Lugano organiza, e São Paulo terá palestra com sobrevivente de desastre

Lugano ajudou a agendar palestra motivacional no São Paulo - Mauro Horita/Estadão Conteúdo
Lugano ajudou a agendar palestra motivacional no São Paulo Imagem: Mauro Horita/Estadão Conteúdo

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

07/09/2017 04h00

Para recuperar o moral e fugir da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o São Paulo tenta trabalhar também a força mental dos jogadores. Antes da partida deste sábado (9), no Morumbi, contra a Ponte Preta, os atletas vão participar de uma palestra motivacional com um sobrevivente de um acidente aéreo. O encontro será nesta sexta-feira de manhã, no CT da Barra Funda.

Quem intermediou o contato entre o clube e o palestrante foi o zagueiro Lugano. Considerado um dos líderes do elenco, o veterano uruguaio, de 36 anos, é um dos mais preocupados com a situação da equipe, que ocupa a penúltima colocação na tabela do nacional. O defensor chegou até a recusar uma proposta do Glasgow Rangers por conta do momento negativo do Tricolor.

O tema central da palestra será a sobrevivência. O departamento de futebol do Tricolor acredita que o lado emocional dos jogadores tenha prejudicado o desempenho da equipe nas últimas rodadas. Os atletas também creditam parte dos resultados negativos à falta de confiança. Por isso, já era estudada uma ação do tipo. O clube não divulgou, no entanto, o nome do palestrante nem o acidente aéreo que ele sofreu.

No dia a dia, o clube conta com a psicóloga Anahy Couto. Com trabalhos desenvolvidos com a seleção brasileira de handebol, ela fica à disposição do elenco profissional tricolor. A comissão técnica pode recomendar jogadores para conversa pode recomendar jogadores para conversar com a profissional, que também recebe os atletas que quiserem fazer análise.