Topo

Sem chance no BR, Flamengo vive "paz controlada" por copas em disputa

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/09/2017 04h00

A derrota por 2 a 0 para o Botafogo deixou evidente que o Flamengo vive entre dois mundos. No Brasileiro, uma equipe que, ainda que fale publicamente que a disputa está aberta, não demonstra muito envolvimento com a competição. Já no "planeta mata-mata", o Rubro-negro segue vivíssimo na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana. Estar inteiro nas copas gera um ambiente de "paz controlada" na Gávea, já que o rendimento geral não é considerado compatível com o investimento feito, embora o Fla tenha levantado o Carioca.

Este ambiente de tolerância também chegou às arquibancadas. Com o time na decisão da Copa do Brasil e nas quartas de final do torneio continental, o desempenho no BR está sendo "engolido" pelos rubro-negros.

O comportamento do Fla pode causar consequências adiante. Se falhar nos mata-matas, o Rubro-negro terá apenas o Brasileiro em disputa, e o único objetivo possível será uma vaga à Libertadores, meta considerada baixa para o patamar estabelecido internamente. Com um dos elencos mais badalados do país, terminar o ano brigando por isso seria encarado como um fracasso.

"Jogar no Flamengo é ter pressão em todo jogo. Precisamos colocar a cabeça no lugar e correr mais", disse o zagueiro Rhodolfo, que será titular na quarta contra a Chape, rival das oitavas.

Este Flamengo "dividido" também foi alvo de comentários de Reinaldo Rueda. O colombiano, que perdeu pela primeira vez como técnico do clube, rechaçou a hipótese de que poupou jogadores de olho no compromisso de quarta.

"A escalação de hoje não era para priorizar a Sul-Americana e Copa do Brasil. Mas era para colocar alguns jogadores que não vêm jogando com regularidade", disse ele. Se o colombiano escondeu o jogo ou não, fato é que o Flamengo adota uma postura arriscada. Com o revés, o time manteve-se na quinta colocação do Brasileiro, mas viu seus rivais mais diretos se aproximarem.

O time treina nesta segunda-feira e embarca em seguida para Chapecó. Na quarta, a equipe encara o time da casa na partida de ida das oitavas.