Topo

Everton Ribeiro e Diego não podem jogar juntos? Só até a final da Copa BR

Os craques Everton Ribeiro e Diego jogarão juntos em breve no time do Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo
Os craques Everton Ribeiro e Diego jogarão juntos em breve no time do Flamengo Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/09/2017 04h00

Everton Ribeiro custou R$ 22 milhões aos cofres do Flamengo. Melhor jogador do Campeonato Brasileiro nos anos de 2013 e 2014, o meia chegou com status de craque e titular absoluto ao elenco que já contava com Diego e Guerrero. Jogar é algo natural para um atleta que conquistou relevância na carreira e foi convocado seis vezes para a seleção brasileira.

Mas a tímida utilização do camisa 7 nos jogos recentes em que o Rubro-negro contou com o time completo incomodou os torcedores. Nas entrevistas, o técnico Reinaldo Rueda sustenta o pensamento de que Everton Ribeiro e Diego disputam a posição no meio de campo. O panorama, no entanto, tem relação direta com a final da Copa do Brasil - dia 27, contra o Cruzeiro, no Mineirão.

Como Everton Ribeiro não está inscrito na competição nacional, Rueda conversou com o departamento de futebol e manifestou o desejo de dar rodagem ao time que jogará a partida mais importante do ano. Berrío ganhou a vaga entre os titulares e tem sido utilizado desde então. O meia está “esquecido”, mas por uma questão emergencial, conforme apurou a reportagem do UOL Esporte.

Contra a Chapecoense - empate por 0 a 0 na Copa Sul-Americana -, Everton Ribeiro entrou apenas aos 43min do segundo tempo. O mesmo ocorreu na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR pelo Campeonato Brasileiro. Substituição tardia e na vaga de Diego. Desde que Rueda chegou, ele jogou 90 minutos apenas nas partidas em que o Flamengo não tinha os principais jogadores para a Copa do Brasil disponíveis - Atlético-GO, Paraná e Botafogo.

Reinaldo Rueda durante jogo do Flamengo contra o Botafogo - DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Reinaldo Rueda trabalha no objetivo de encontrar o Flamengo ideal na decisão
Imagem: DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Apesar disso, o meia pode até entrar entre os titulares no jogo de volta contra a Chapecoense junto com Diego. Rueda sabe o setor no qual o camisa 7 rende mais e viveu os melhores momentos da carreira: o lado direito do ataque. Foi assim recentemente no Flamengo - a vitória sobre o Vasco por 1 a 0, em São Januário, é um exemplo - e quando brilhou com a camisa do Cruzeiro.

Ainda assim, o fato de Everton Ribeiro ter entrado apenas depois de Vinicius Júnior e Lucas Paquetá no jogo contra os catarinenses foi alvo de críticas da mídia especializada e dos torcedores nas redes sociais. Rueda seguiu o discurso, embora a final da Copa do Brasil tenha peso fundamental nas escolhas tomadas até aqui.

“Eles têm uma disputa boa para o grupo. Quando não for um, é outro, e em ocasiões podemos ter os dois juntos. Não é fácil para um jogador como Everton Ribeiro entrar e decidir em poucos minutos. São leituras de jogo. Não é fácil mudar”, explicou.

Os dois jogadores também falaram sobre a questão. Everton Ribeiro, por exemplo, transpareceu questão da finalíssima. “Lógico que gostaria de jogar, mas tem a situação da Copa do Brasil. Sempre que precisar estarei à disposição. Junto com o Diego ou não. Quero ajudar”, disse.

“Nunca ouvi de nenhum treinador que Everton Ribeiro e eu não podemos jogar juntos. Ele é um atleta de muita qualidade”, completou Diego.

O Flamengo está completamente voltado para a Copa do Brasil. O objetivo é conquistar o tetracampeonato e a vaga antecipada na Copa Libertadores. A sorte está lançada. Independentemente do resultado, a torcida espera que tudo volte ao normal após o dia 27. Prescindir do talento de Everton Ribeiro é um risco. Insistir nisso seria se colocar em maus lençóis.