Topo

Seleção brasileira acerta amistosos contra Japão e Inglaterra em novembro

Pedro Vilela/Getty Images
Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/09/2017 08h42Atualizada em 22/09/2017 09h59

A CBF acertou os dois últimos amistosos da seleção brasileira neste ano. A seleção brasileira enfrentará o Japão, dia 10 de novembro, em Lille, na França, e contra a Inglaterra, quatro dias depois, em Londres.

Fechados verbalmente entre CBF, federações adversárias e a empresa que controla os amistosos do Brasil (Pitch), os contratos dos jogos deverão ser assinados entre o final de setembro e o início de outubro. Mesmo sem a confirmação oficial, a comissão técnica de Tite já trabalha com esse planejamento visando Japão e Inglaterra.

A CBF iniciou em junho os contatos para esses amistosos de novembro. Confirmado pelo UOL Esporte, o acordo para ter Lille como local para o jogo contra os japoneses foi noticiado pela imprensa local nesta sexta (22).

Inicialmente, o Japão seria o “plano B” da comissão técnica de Tite. A primeira tentativa foi por jogos contra dois rivais europeus: a França e a Inglaterra, mas o impasse sobre a agenda das equipes do Velho Continente impediu acerto com os franceses.

Com a definição das vagas das Eliminatórias europeias ocorrendo em outubro, a CBF decidiu optar pelos japoneses. Tite considera importante enfrentar um time com “escola asiática” de futebol.

Além dos amistosos contra Japão e Inglaterra, a seleção disputa os dois jogos restantes das eliminatórias da Copa: contra a Bolívia (5 de outubro, em La Paz) e Chile (10 de outubro, no Allianz Parque).

Os amistosos da seleção brasileira são definidos em parceria com a empresa Pitch.

Veja como está a agenda da seleção brasileira até a Copa-2018:

Bolívia (05/outubro), em La Paz
 
Chile (10/outubro), em São Paulo
 
Japão (10/novembro), em Lille, França
 
Inglaterra (14/novembro), em Londres
 
*Rússia ou outra seleção europeia (22 ou 23/março de 2018). Em fase de negociação
 
Alemanha (27/março de 2018), em Berlim