Topo

Reforço que não estreia e L. Donizete deixam santistas na bronca com Levir

Matheus Jesus completou dois meses de Santos nesta semana sem estrear - Ivan Storti/SantosFC
Matheus Jesus completou dois meses de Santos nesta semana sem estrear Imagem: Ivan Storti/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

22/09/2017 04h00

O amor entre o técnico Levir Culpi e a torcida do Santos foi abalado pela eliminação da equipe na Copa Libertadores da América, diante do Barcelona-EQU, em plena Vila Belmiro, na última quarta-feira. O UOL Esporte conversou com diversos torcedores na saída do estádio após a desclassificação, e a revolta da torcida era unânime em relação à escalação de Leandro Donizete.

Os torcedores não entenderam o motivo de Levir Culpi escalar dois volantes de contenção – Leandro Donizete e Alison. Para eles, o time ficou sem saída de bola e sem velocidade, além de ter chamado o Barcelona para o seu campo de defesa.

A escalação de Leandro Donizete também trouxe à tona outra “descrença” da torcida santista: a rejeição do treinador com o reforço Matheus Jesus, volante que completou nesta semana dois meses de clube sem estrear.

Nos bastidores da Vila Belmiro, a pergunta sobre a não-utilização do reforço tem sido feita desde a segunda semana do jogador no clube. Matheus Jesus estava a caminho do São Paulo, mas a diretoria santista deu um “chapéu” no clube do Morumbi e o contratou para o lugar de Thiago Maia, negociado com o Lille, da França.

O UOL Esporte apurou que Matheus Jesus é uma espécie de reforço da diretoria, ou seja, não foi um pedido do técnico Levir Culpi. Os dirigentes já estavam de olho no jogador desde a época em que Dorival Júnior comandava a equipe santista.

Matheus Jesus foi anunciado oficialmente pelo clube no dia 20 de julho, mas treinava há alguns dias no CT Rei Pelé. Na semana de sua apresentação, ele disse que já estava pronto para estrear. Em tom de brincadeira, Levir ironizou a postura do jogador quando foi questionado sobre o assunto em entrevista coletiva.

“Ele falou que estava pronto? Ele foi cara de pau então [risos]. Ele está treinando há 30 dias e está cansando. Imagina se ele já está pronto para jogar? Ele se confundiu. Ele queria jogar. Mas está chegando, está em estágio bem melhor. Ele tem característica de jogador técnico, porte ótimo. Vamos ver o que vai acontecer", disse o treinador, se referindo à seguinte declaração de Matheus Jesus:

“Estou entregue à preparação do campo. Me sinto bem. Os profissionais da preparação física falaram que eu estava bem. Estou pronto. Se o Levir precisar de mim, estou à disposição", afirmou o atleta no dia de sua apresentação, no CT Rei Pelé, disse.

Matheus Jesus treina normalmente e, segundo apurou a reportagem, até se destaca em alguns coletivos, a maioria contra o time B. Ele atua como segundo volante e costuma servir os companheiros de ataque. Nilmar, antes do afastamento por depressão, havia marcado alguns gols com lançamentos do volante.

Levir, por sua vez, considera o jogador lento e, por isso, não o colocou em campo nestes dois meses de clube. Matheus Jesus foi preterido até na inscrição para as fases de oitavas e quartas de final da Copa Libertadores. Levir Culpi optou pelo jovem lateral Orinho, do time B, mas não inscreveu o reforço que chegou ao clube com status de substituto de Thiago Maia.

Por conta disso, o treinador ficou sem um segundo volante para escalar no duelo contra o Barcelona-EQU. Com Renato e Léo Cittadini lesionados, Levir optou por dois volantes de contensão – casos de Leandro Donizete e Alison. Na visão dele, Leandro Donizete sempre foi opção para suprir a ausência de Alison. Os dois atuam na frente da zaga e não possuem características de volantes armadores.

Matheus Jesus foi relacionado pela primeira vez para uma partida do Santos no último sábado, quando a equipe santista perdeu para o Botafogo. No entanto, o atleta não foi aproveitado. Levir optou por escalar Leandro Donizete e Léo Cittadini, com dores no ombro. E quando precisou sacar Cittadini, ele deslocou o jovem meia Matheus Oliveira na função.