Topo

Pato e Oscar anotam gols na China; ex-são-paulinos se dão mal na Europa

Lucão foi titular em derrota; Lyanco, Luiz Araújo e Thiago Maia também não foram bem - divulgação/Estoril
Lucão foi titular em derrota; Lyanco, Luiz Araújo e Thiago Maia também não foram bem Imagem: divulgação/Estoril

Do UOL, em São Paulo

25/09/2017 04h00

O fim de semana do mundo do futebol serviu para refrescar a memória dos torcedores do São Paulo. Enquanto Alexandre Pato e Oscar marcaram na China, Lyanco, Luiz Araújo, Lucão e Lucas Evangelista perderam desastrosamente e não deram motivos para despertar qualquer saudade. Outros destaques positivos são o meia Philippe Coutinho, Vagner Love (ele mesmo!) e Giuliano.

FORAM BEM

Philippe Coutinho, do Liverpool (Inglaterra)

O primeiro brasileiro a alcançar a importante marca de 30 assistências na Premier League. Tá bom ou você quer mais? Porque ele fez mais! Quatro dias depois de ser eliminado pelo Leicester City na Copa da Liga Inglesa, o Liverpool usou os pés de Philippe Coutinho para obter sua revanche. Desta vez pelo Campeonato Inglês, os Reds venceram, no sufoco, por 3 a 2. O brasileiro deixou o seu gol de falta e deu uma assistência para Salah.

Oscar, do Shanghai SIPG (China)

A rodada do futebol chinês teve início com a vitória do Shanghai SIPG, time de Oscar, contra o Beijing Guoan. O placar foi mínimo, mas o 1 a 0 foi construído com gol do brasileiro em contra-ataque e com um toque esperto entre as pernas do goleiro.

Alexandre Pato, do Tianjin Quanjian (China)

O Quanjian foi derrotado por 4 a 1 no clássico local contra o Tianjin Teda, é verdade. Mas o gol de honra da equipe foi feito por Pato aos 40 do segundo tempo. O brasileiro tinha vários adversários à sua frente, que atrapalhavam sua visão e a trajetória da bola até o gol, mas conseguiu chutar rasteiro direto para o fundo da rede.

Giuliano, do Fenerbahce (Turquia)

Não foi nada fácil, viu? O Fenerbahce sofreu, mas conseguiu vencer o Besiktas por 2 a 1 no clássico mais tenso que você não viu nos últimos tempos. Quem abriu o placar desse explosivo jogo, que contou com cinco expulsões, foi o brasileiro Giuliano em cobrança de pênalti. Haja frieza para bater bem na bola em meio a tanta briga!

Vagner Love, do Alanyaspor (Turquia)

O artilheiro do amor está de volta! Na verdade, Vagner Love nem tinha ido a lugar algum, mas é difícil encontrar quem acompanhe seus feitos no Campeonato Turco. Nesta sexta-feira (22), por exemplo, ele fez três gols na vitória por 4 a 3 do seu time, o Alanyaspor, sobre o Trabzonspor. Foi uma virada completa, já que o adversário abriu três gols de vantagem no primeiro tempo. Um dos gols do brasileiro foi digno de uma partida de videogame no modo fácil: arrancou da intermediária, deixou para trás oponentes muito mais lentos e estufou a rede.

FORAM MAL

Lyanco, do Torino (Itália)

Não há muito o que dizer. O promissor ex-zagueiro do São Paulo foi titular do Torino na goleada de 4 a 0 sofrida para a Juventus. Parece ruim? Pois nós precisamos te lembrar que, ainda por cima, o jogo em questão é o famoso clássico de Turim, que existe desde 1907. Mas não vamos jogar toda a responsabilidade em cima dele: o camaronês N’Koulou foi seu parceiro na atrapalhada zaga.

Luiz Araújo e Thiago Maia, do Lille (França)

É o Lille do Marcelo Bielsa, já ouviu falar? O nome do técnico argentino não parece ter gerado muito medo no Monaco, que atropelou o rival francês por 4 a 0. É bem verdade que os quatro gols sofridos não foram culpa de Luis Araújo, ex-São Paulo, e Thiago Maia, ex-Santos, mas o atacante e o meio-campista também não fizeram nada relevante no ataque.

Lucão e Lucas Evangelista, do Estoril (Portugal)

Eles surgiram juntos no São Paulo em 2013... E continuam jogando juntos no Estoril, de Portugal. Essa podia ser apenas uma história de amizade longeva, mas a derrota por 2 a 0 para o Chaves, pelo Campeonato Português, deu um tom amargo para o fim de semana da dupla. Para piorar, o zagueiro e o meia estavam tão perdidos que foram os únicos que receberam cartão amarelo na partida.