Topo

Reforços? Santos está de olho em dois "carrascos" do Barcelona para 2018

Uruguaio Jonatan Álvez e o argentino Damián Díaz interessam ao Santos - LUCAS BAPTISTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Uruguaio Jonatan Álvez e o argentino Damián Díaz interessam ao Santos Imagem: LUCAS BAPTISTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

25/09/2017 04h00

Apesar de o ano não ter acabado para o Santos após a eliminação na Copa Libertadores da América – a equipe briga no Campeonato Brasileiro por uma vaga na competição continental em 2018 – a diretoria santista já iniciou o planejamento para a próxima temporada. Muita coisa deve mudar no elenco. Muitos jogadores devem sair e chegar ao clube paulista. O UOL Esporte apurou que alguns nomes já estão na lista de possíveis reforços, entre eles, dois "carrascos" santistas na Libertadores deste ano.

Tratam-se do meia Damián Díaz e do atacante Jonatan Álvez. Diretoria e comissão técnica ficaram impressionadas com o desempenho da dupla nos dois jogos das quartas de final.

Damían Díaz é argentino e acumula boas passagens por Boca Juniors e Universidad Católica-CHI, mas é ídolo da torcida do Barcelona-EQU, fato que dificulta a transferência. Ele já foi alvo do Santos em 2013, quando deixou o clube equatoriano para defender o Al-Wahda, do Oriente Médio. 

O meia de 31 anos é o articulador das jogadas do Barcelona e mostrou toda a sua habilidade e experiência nos confrontos contra o Santos – tanto para puxar os contra-ataques e servir aos atacantes de seu time, como para esfriar o jogo. O meia deu muito trabalho, principalmente, no segundo jogo, para a dupla de volantes de contenção do Santos – Alison e Leandro Donizete.

Jonatan Álvez, por sua vez, foi o principal algoz santista nos duelos. Ele foi o autor dos dois gols que classificaram o Barcelona para a semifinal. O uruguaio de 29 anos foi responsável por marcar o gol de empate em Guayaquil e o gol da vitória, na Vila Belmiro.

Além da parte técnica, a diretoria santista gostou do estilo brigador e “catimbeiro” de Jonatan Álvez. No entanto, o ímpeto explosivo do artilheiro do Barcelona quase o deixou como “vilão” no confronto. Após marcar o gol da vitória contra o Santos, ele tirou a camisa na comemoração e recebeu o cartão amarelo. Um minuto depois, o camisa 9 foi expulso com cartão vermelho direto por cotovelada em Alison.

Além de se destacar no Barcelona, Jonatan Álvez chamou a atenção pela primeira vez na carreira no Danubio-URU entre 2013 e 2014. Após marcar 15 gols em 28 jogos, ele foi contratado para o Vitória de Guimarães, de Portugal, onde teve atuação apagada, e se transferiu na temporada seguinte para a LDU, de Quito-EQU, antes de ser contratado pelo Barcelona.

Díaz chegaria para suprir uma possível saída de Lucas Lima, que termina seu contrato com o Santos em dezembro deste ano e ainda não renovou. Jonatan Álvez pode suprir a falta de gols da equipe. Ricardo Oliveira e Kayke vivem má fase neste atual momento da temporada.