Topo

Gatito em alta e Jefferson próximo de aposentadoria. Quem joga em 2018?

Jefferson e Gatito têm contrato até o fim de 2018, mas um deles deverá deixar o Botafogo - Satiro Sodré/SSPress/Botafogo
Jefferson e Gatito têm contrato até o fim de 2018, mas um deles deverá deixar o Botafogo Imagem: Satiro Sodré/SSPress/Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/09/2017 04h00

De volta de lesão, Jefferson aceitou com tranquilidade o banco de reservas de Gatito Fernandez, que vive a melhor fase da carreira no Botafogo. Em 2018, porém, a situação será diferente. O brasileiro está próximo da aposentadoria e quer encerrar o ciclo atuando. O paraguaio, por outro lado, tem chance de ir à Copa do Mundo e ficar na reserva também não é opção. O que acontecerá na próxima temporada?

A situação é considerada complexa pelo Botafogo e nada será definido rapidamente. Os dois têm contrato até o fim de 2018, mas a tendência é que um deles deixe o clube na próxima temporada. Com menos tempo de casa, mais novo e muito valorizado no mercado, Gatito é quem tem maios possibilidade de ser negociado. A permanência de Jefferson, porém, ainda não está assegurada.

O Botafogo não abrirá mão de um dos jogadores sem ter uma recompensa financeira. Assim, é preciso receber propostas por Gatito Fernandez. A oferta, evidentemente, precisa agradar os dois lados. Caso isso não aconteça e os dois goleiros sigam no Alvinegro, ainda não se sabe como cada um deles receberá a notícia de ser reserva.

Gatito Fernandes, hoje, é o titular. Com a virada do ano, no entanto, o Botafogo enxerga como o fim de um ciclo. Tudo poderá mudar e o paraguaio poderá até mesmo ver Jefferson retomar a posição. Em ano de Copa do Mundo, o goleiro dificilmente correrá o risco de perder a vaga por ritmo de jogo.

Por outro lado, Jefferson tem história longa no Botafogo. Ídolo da torcida, o goleiro está próximo da aposentadoria – 2018 pode ser seu último ano. Ele quer encerrar a carreira no Alvinegro, mas ser reserva na temporada de despedida não passa pela sua cabeça.

O fato é que o Botafogo já começou a se preocupar com a situação e precisa resolver o quebra-cabeça no fim da atual temporada. A prioridade é manter o bom clima vivido em General Severiano mas, hoje, o Alvinegro tem dois goleiros muito grandes para um ficar na reserva.