Topo

Renovação de R. Oliveira complica após reclamação e queda na Libertadores

Aos 37 anos, Ricardo Oliveira tem contrato com o Santos até dezembro deste ano - Marcello Zambrana/AGIF
Aos 37 anos, Ricardo Oliveira tem contrato com o Santos até dezembro deste ano Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

26/09/2017 04h00

A renovação de contrato do atacante Ricardo Oliveira, que já foi dada como certa pelo presidente Modesto Roma, está em xeque após a eliminação do Santos na Copa Libertadores da América, diante do Barcelona-EQU, nas quartas de final da competição continental. O UOL Esporte apurou que a diretoria santista não engoliu a chiadeira do camisa 9 em relação à logística do clube para a viagem ao Equador e reavalia a extensão de contrato.

O vínculo do capitão santista termina em dezembro deste ano. A cúpula alvinegra evita qualquer tipo de confronto com Ricardo Oliveira publicamente, pois o considera um ídolo do clube, só que a crítica ao planejamento para o jogo de ida contra o Barcelona, somada ao mau futebol apresentado por ele no jogo de volta, na Vila Belmiro, não passou em branco na avaliação dos dirigentes santistas. 

Agora, Ricardo Oliveira terá que fazer um fim de Campeonato Brasileiro excepcional para convencer a diretoria santista a renovar o seu contrato. Inicialmente, a ideia era estender o vínculo até o fim de 2018, sem reajuste salarial.

Grande parte da diretoria santista avalia que Ricardo Oliveira e companhia tiraram o foco de dentro de campo no duelo contra os equatorianos ao reclamarem da diretoria por conta da logística. Para eles, os atletas causaram uma polêmica desnecessária e “apagaram” até o brilho do bom resultado conquistado no Equador (1 a 1). Eles lembram, por exemplo, que o Palmeiras perdeu o jogo de ida lá nas oitavas de final.

“Entendo que poderia ter sido bem melhor do que foi [logística]. Nós já conversamos a respeito disso com a diretoria e eu posso falar, não em meu nome, mas em nome de todo o grupo. Nós sentimos bastante essa viagem, a gente sabe e entende da dificuldade do clube, mas acho que numa competição tão desejada como a Libertadores, e a gente brigando também no Brasileiro, a gente querendo passar de fase na Libertadores, acho que um esforço de todo mundo é bem-vindo”, afirmou Ricardo Oliveira após o empate com o Barcelona em Guayaquil.

“Eu não estou dizendo que a diretoria não está fazendo esforço nenhum, mas a gente vai cobrar sim. Uma logística melhor, para a gente descansar mais, para a gente dar aquilo que eles esperam da gente. A gente sabe o peso da camisa que vestimos e a cobrança que iremos sofrer. Se tivesse perdido hoje aqui, a gente iria ser cobrado do mesmo jeito, se tivesse vencido, a gente falaria a mesma coisa porque a entrega em campo foi total de todos”, completou.

Ricardo Oliveira teve atuação apagada nos dois confrontos contra o Barcelona. No jogo de volta, quando a partida estava ainda empatada sem gols, resultado que classificava o Santos, o camisa 9 teve a chance de abrir o placar após lançamento de Bruno Henrique. O atacante perdeu o tempo da bola e desperdiçou a chance de finalizar na frente do goleiro, sem marcação.

Após a vitória contra o Atlético-PR por 1 a 0, na Vila Belmiro, no último sábado, o atacante despistou sobre o futuro e evitou falar em renovação de contrato. "Não dá para fazer algum prognóstico de futuro. Tem de viver o hoje. Não dá para pensar muito no amanhã. Não dá para falar em outra Libertadores. Agora é Brasileiro. O mais importante era se levantar hoje. O amanhã, a Deus pertence", disse o camisa 9.

Neste ano, Ricardo Oliveira enfrentou seguidos problemas, entre eles afastamentos por caxumba e pneumonia, e com isso perdeu muitos jogos. Até aqui, ele marcou seis gols em 28 partidas disputadas, média de 0,21.

Neste ano, Ricardo Oliveira enfrentou seguidos problemas, entre eles caxumba e pneumonia, e perdeu muitos jogos. Até aqui, ele marcou seis gols em 28 partidas disputadas.... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2017/09/24/apos-vitoria-ricardo-oliveira-despista-sobre-renovacao-com-o-santos.htm?cmpid=copiaecola
Neste ano, Ricardo Oliveira enfrentou seguidos problemas, entre eles caxumba e pneumonia, e perdeu muitos jogos. Até aqui, ele marcou seis gols em 28 partidas disputadas.... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2017/09/24/apos-vitoria-ricardo-oliveira-despista-sobre-renovacao-com-o-santos.htm?cmpid=copiaecolaEm contato com o UOL Esporte, a assessoria de imprensa de Ricardo Oliveira, não quis se pronunciar sobre o assunto.