Topo

Destaque do Campeonato Francês, Malcom vê "competição sadia" com Neymar

Philippe Desmazes/AFP Photo
Imagem: Philippe Desmazes/AFP Photo

Vanderson Pimentel

Do UOL, em São Paulo

29/09/2017 04h00


Mesmo que Neymar seja o grande nome do Campeonato Francês, outro brasileiro está se destacando pelo torneio nesta temporada. Principal nome do Bordeaux, o atacante Malcom já fez três gols e deu quatro assistências nas primeiras sete rodadas da competição.

Adversário do Paris Saint-Germain neste sábado, o ex-corintiano crê que o camisa 10 da seleção brasileira trouxe visibilidade ao futebol local e uma espécie de rivalidade saudável entre ambos na busca de se destacarem no futebol local. 

"A chegada dele (Neymar) valorizou ainda mais a competição que está mais visada. Toda competição é sadia, mas penso primeiro em ajudar o Bordeaux. Fazendo um bom trabalho reflete diretamente na ‘disputa’ com ele", afirmou o jogador, em entrevista ao UOL Esporte.

O atacante de 20 anos, que esteve quatro vezes na lista de melhores jogadores da rodada, vê uma mescla de adaptação e amadurecimento para estar atuando em alto nível. "Esse é meu segundo ano aqui e, além de estar adaptado à cultura e ao jeito de jogar deles, também tem o fator do amadurecimento. Você vai pegando mais ‘o jeito’. Nosso grupo está entrosado e sei que também que posso evoluir ainda mais".

Mesmo que o Bordeaux seja um dos invictos ao lado do PSG e terceiro colocado do torneio nacional, o brasileiro crê que o clube focar primeiro em se classificar para as competições continentais. "O Francês está sendo muito disputado e acredito que será assim em toda a temporada. Queremos a vaga na Liga dos Campeões e se tiver que brigar pelo título, vamos brigar também. Ainda é cedo para falar em título, já que pensamos jogo a jogo e lá na frente vamos saber o que vai acontecer".

Alvo do mercado da bola

Mesmo antes de viver o seu auge, Malcom já chamava a atenção de alguns clubes europeus. Além de Sevilla e Wolfsburg, o Borussia Dortmund também pensou em contratar o atacante para substituir Ousmane Dembélé, que rumou para o Barcelona.

De contrato renovado até 2021 com o time francês, o jogador disse que conversou com o presidente do clube, Stéphane Martin, antes de escolher seguir no futebol francês. "No momento não penso em sair, vivo um excelente momento. Sou muito querido, estou adaptado e quero conquistar títulos".

Malcom e Guilherme Arana - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Conversa com Guilherme Arana

O bom desempenho de Guilherme Arana no Corinthians fez com que o Bordeaux negociasse sua contratação. O clube chegou a oferecer o passe de Pablo para ter o lateral, mas a decisão do time brasileiro em não negociá-lo até dezembro de 2017 fez com que a negociação não fosse concretizada.

Amigo de infância do lateral e companheiro nas categorias de base do Corinthians, o camisa 7 do Bordeaux revelou uma conversa com Arana. "Fiquei muito feliz com a possibilidade dele vir para o mesmo clube que eu. Conversamos algumas coisas. O Arana está em uma crescente e sempre vou torcer por ele".

Titular absoluto de Tite no Corinthians campeão brasileiro de 2015, Malcom acabou deixando a equipe ao lado de outros jogadores como Renato Augusto, Gil, Vágner Love e Jadson. Mesmo indo para o futebol europeu com apenas 18 anos, o jogador crê que saiu na época certa. "Cresci no Corinthians e acredito que as coisas não acontecem por acaso. Chegou uma excelente oportunidade e eu aproveitei. Estou vivendo um grande momento aqui, sempre vou levar o Corinthians comigo e não descarto a chance de voltar algum dia".

Ainda há esperanças de Copa

O jogador, que vê em Tite um dos melhores treinadores com quem trabalhou, luta ainda por uma vaga na seleção brasileira até a Copa do Mundo de 2018. "Estou focado e trabalhando forte aqui no Bordeaux. Meu primeiro objetivo é ajudar o time, mas eu também penso em Seleção. Sei que o Tite observa a todos. Temos excelentes jogadores pelo mundo e estou tranquilo. Estou fazendo o meu melhor e caso o Tite acredite no meu potencial, ficarei muito feliz em servir à Seleção e defender o Brasil".