Topo

Tite "sonhava" com T. Silva titular. Contra Bolívia, a chance enfim chegou

Tite confirmou zagueiro do PSG ao lado de Miranda para duelo na Bolívia - Pedro Martins/ MoWa Press
Tite confirmou zagueiro do PSG ao lado de Miranda para duelo na Bolívia Imagem: Pedro Martins/ MoWa Press

Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

04/10/2017 04h00

Tite, enfim, escalou aquele zagueiro que pensa ser um dos titulares em sua equipe ideal. Após pouco mais de um ano de trabalho, o treinador da seleção brasileira promoveu Thiago Silva ao time principal para atuar ao lado de Miranda no duelo da próxima quinta-feira (5), contra a Bolívia, em La Paz.

A retomada da titularidade ocorre justamente no momento que Thiago volta a ser alvo de elogios na imprensa europeia. Na última semana, após a vitória sobre o Bayern de Munique, o zagueiro do Paris Saint-Germain foi eleito para a seleção da rodada da Liga dos Campeões da Europa e destaque nos principais noticiários.

Tite não se baseia apenas no que lê. Na cabeça do treinador, Thiago Silva já é acima da média há algum tempo. Em conversas com pessoas mais próximas, o técnico da seleção costuma rasgar elogios ao atleta. A amigos que acompanhavam um treino da seleção recentemente, Tite pediu atenção à movimentação do zagueiro.

Faltava, no entanto, a chance ideal para testar o “capita”, como ele ainda é chamado por alguns companheiros, entre os titulares. Miranda e Marquinhos seguiam bem na equipe principal e não davam espaço para uma possível mexida.

Na última segunda (2), a chance chegou. Titular até então, Marquinhos não treinou com bola, apenas correndo ao redor do gramado acompanhado da preparação física. Na terça, mesmo com Marquinhos liberado, Thiago recebeu o colete de titular. Em meio a testes do treinador de olho na Copa do Mundo, era a oportunidade que faltava.

“Preciso consolidar a equipe para o Mundial. Temos atletas de altíssimo nível. Marquinhos e Miranda fizeram oito jogos juntos. Marquinhos e Thiago fizeram um jogo e meio na seleção. Miranda e Thiago fizeram apenas meio jogo. O que tenho de fazer? Prepará-los. Preciso ser inteligente para preparar atletas de alto nível para situações, que podem ser por cartão, por lesão, por várias coisas. E farei isso agora”, explicou Tite.

A chance a Thiago ocorre naquele que o atleta considera “o melhor momento da carreira” aos 33 anos. Animado com a chance real de disputar a terceira Copa, ele ainda viu o PSG ganhar relevância dentro do cenário europeu ao contratar dois de seus melhores amigos, Neymar e Daniel Alves.

Além do jogo contra a Bolívia, a seleção tem mais cinco jogos até a lista final para o Mundial, quando Tite confirmará seus zagueiros para a Rússia. Thiago, Miranda e Marquinhos serão avaliados nos jogos contra Chile, Japão, Inglaterra, Alemanha e Rússia.