Topo

Washington Coração Valente será técnico pela 1ª vez e comandará time baiano

Fluminense foi um dos clubes defendidos pelo ex-atacante Washington - Andrade, Rafael/TBA
Fluminense foi um dos clubes defendidos pelo ex-atacante Washington Imagem: Andrade, Rafael/TBA

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

04/10/2017 09h58

O Vitória da Conquista anunciou nesta quarta-feira (4) a contratação de Washington “Coração Valente” para ser seu novo técnico a partir de 2018. Esta será a primeira experiência do ex-jogador como treinador.

Ex-atacante de Fluminense, São Paulo, Atlético-PR e até seleção brasileira, Washington “Coração Valente” já havia visitado o Vitória da Conquista para conhecer a estrutura do clube e o projeto para a temporada 2018, que conta com três campeonatos já no primeiro semestre: Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro.

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, Washington revelou o que mais lhe atraiu para aceitar o convite feito pelo clube do interior da Bahia.

"Eu fui conhecer a estrutura e, apesar de ser um time do interior da Bahia, é muito bem estruturado, com CT, campos de treinamento, sedes de administração como se fosse um hotel para os jogadores... A seriedade do presidente, as condições que a cidade abraça o time... Isso fez com que eu abraçasse o projeto", disse.

Washington destacou ainda a importância e o desejo de começar a carreira de treinador em um clube de menor expressão. Segundo ele, são experiências deste tipo que o levarão a times maiores no futuro.

Acho que a verdadeira escola é nos clubes menores e faço questão, sim, de começar pequeno"

"Fiz questão de realmente começar pequeno, onde eu vou montar meu alicerce, minha base, e é nas dificuldades que a gente aprende muito. Acho que a verdadeira escola é nos clubes menores e faço questão, sim, de começar pequeno. Sei que vou chegar logo numa equipe maior, mas vou chegar preparado", acrescenta.

Washington ganhou a alcunha de “Coração Valente” após superar problemas cardíacos que colocaram a sua carreira de jogador em risco. Hoje com 42 anos, ele inicia a trajetória como técnico depois de fazer estágio com alguns técnicos de renome, como Paulo Autuori.

Ele será apresentado no dia 15 de dezembro para iniciar a pré-temporada e chega ao clube junto do auxiliar Marcus Vinicius e do preparador físico Solivan Dalla Valle.

"Estou me sentindo muito feliz de ter a primeira oportunidade como treinador. Estou muito preparado para isso. Fiz os cursos da CBF, analisei muitos jogos, fiz alguns estágios com treinadores com os quais trabalhei. A gente está muito otimista, preparado e com muita vontade de enfrentar esse novo desafio, essa nova carreira, e tenho certeza que será com muito sucesso", completou.