Topo

Olho neles: Alemanha bate Irlanda do Norte e garante vaga na Copa da Rússia

Brian Lawless/AP
Imagem: Brian Lawless/AP

Do UOL, em São Paulo

05/10/2017 17h34

A Alemanha defenderá na Rússia o título da Copa do Mundo conquistado no Brasil. Os atuais campeões mundiais derrotaram, nesta quinta-feira (5) a Irlanda do Norte por 3 a 1 em Belfast e foram a nona seleção a garantir vaga no torneio do próximo ano.

Foi a nona vitória em nove jogos no Grupo C das eliminatórias europeias, que levou os alemães a inalcançáveis 27 pontos. Os norte-irlandeses, por sua vez, terão vaga na repescagem da Copa com seus 19 pontos, pois mesmo com a derrota não serão alcançados pela República Tcheca, terceira com 12 pontos.

Rudy, Wagner e Kimmich fizeram os gols dos alemães, que ainda têm pela frente um compromisso nas eliminatórias: o Azerbaijão no próximo domingo (8), na Alemanha. Já a Irlanda do Norte, que marcou com Magennis, encara a Noruega, fora de casa, na mesma data.

Gol no início facilita vida para os alemães

A Alemanha precisou de menos de dois minutos para abrir o placar. O meio-campista Rudy aproveitou uma bola ajeitada na intermediária e encheu o pé, inaugurando o marcador com um golaço. Wagner ampliou aos 21min, recebendo de costas na meia-lua e ajeitando para o pé esquerdo para acertar a finalização no giro do corpo. Com a vantagem estabelecida, a Alemanha nem precisou se preocupar com uma reação dos norte-irlandeses, satisfeitos em sair com uma derrota magra.

Ritmo cai para o segundo tempo

Sem atacar quando ainda tinha alguma chance de brigar pela a vitória, a Irlanda do Norte jogou a toalha na segunda etapa, fazendo pouco esforço em busca do gol e de tirar a bola da posse dos alemães. Os comandados de Löw trocaram passes com facilidade, tomando sustos somente quando o goleiro Ter Stegen driblou um marcador, mas devolveu a bola no pé dos norte-irlandeses. Washington teve uma chance clara de diminuir, mas desperdiçou-a ao mandar no travessão. O mesmo não ocorreu quando Kimmich teve uma oportunidade para ampliar: o jogador emendou um chute de primeira próximo à pequena área para selar o placar. A Irlanda do Norte descontou nos acréscimos, com Magennis.

Invencibilidade e jogo balanceado

A Alemanha não só ganhou todas as partidas que realizou até este momento nas eliminatórias, mas o fez com autoridade. Foram 38 gols marcados em nove rodadas, a melhor marca até o momento (Espanha e Bélgica podem igualar ou superá-la), contra apenas três sofridos, também um recorde na fase classificatória do Mundial (esse empatado com outras seleções). Um detalhe: os 38 gols alemães foram divididos entre 19 jogadores, melhor marca na disputa.

Em busca do penta

Com a vaga garantida na Copa do Mundo da Rússia, a Alemanha poderá igualar o Brasil como maior campeã da história do Mundial. Após o tetra conquistado em solo brasileiro, os alemães irão ao território russo atrás do quinto título do torneio, marca obtida somente pelos brasileiros. Ainda não classificada, a Itália também pode entrar na briga 

Ficha técnica

Irlanda do Norte 1 x 3 Alemanha

Data: 5 de outubro de 2017
Hora: 15h45 (de Brasília)
Local: Windsor Park, em Belfast (Irlanda do Norte)
Gols: Rudy, 2' 1ºT, Wagner, 21' 1ºT, e Kimmich, 41' 2ºT (Alemanha)

Alemanha: Ter Stegen, Kimmich, Boateng, Hummels e Plattenhardt; Rudy, Kroos, Goretzka (Can), Müller (Stindl) e Draxler (Sané); Wagner. Técnico: Joachim Löw.

Irlanda do Norte: McGovern; J. Evans, McAuley e Hodson (Dallas); McLaughlin, Norwood, Davis, C. Evans (Saville) e Brunt; Magennis e Lafferty (Washington). Técnico: Michael O’Neill.