Topo

Barcelona anuncia renovação de Iniesta com inédito contrato vitalício

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/10/2017 06h49

O Barcelona anunciou nesta sexta-feira a renovação com Andrés Iniesta pelo menos até o fim de sua carreira. O jogador de 33 anos tinha contrato até o final da atual temporada e assinou o novo acordo nesta manhã, anunciado como vitalício pelo clube.

No anúncio, o Barcelona ainda usou a expressão "renova pelo resto da vida", mas na entrevista o presidente Josep Bartomeu não entrou en detalhes se o meio-campista assumirá outra função no clube ao encerrar a carreira.

"Após 118 anos de história, o Barça faz um contrato vitalício para um jogador especial. Andres é parte desta era que começou em 2003 com muitos sucessos. Sempre houve um que esteve aqui e foi ele. Essa era vencedora deve continuar e para isso assinamos este acordo", disse o presidente. 

Iniesta, por sua vez, não fez uma previsão de quando deve encerrar a carreira. "É um dia muito feliz, há muito por trás dessa renovação. Estou orgulhoso e pretendo estar aqui o maior tempo possível, sabendo que estarei não simplesmente por estar. Estarei porque sou importante, porque tenho transcendência ... Essa é a minha intenção. Espero que seja por muito tempo, o que tenho claro é que agora estou muito feliz. Me vejo jogando futebol, não gosto de planejar o longo prazo", disse.

Com 639 partidas, Iniesta é o jogador que mais vestiu a camisa do clube oficialmente. Nestes quase 15 anos, marcou 55 gols e ganhou diversos títulos, entre eles quatro da Liga dos Campeões e oito Do Campeonato Espanhol.

Contando as categorias de base, o meio-campista está no clube desde 1996, quando tinha apenas 12 anos. Desde 2015 ele assumiu o posto de capitão da equipe.

Depois do anúncio, o Barcelona publicou um vídeo com os melhores momentos de Iniesta com a camisa do clube. Ele defende o time principal desde 2002.