Topo

Mano pensa em deixar Cruzeiro, mas ouvirá diretoria na volta a BH

Vai ou fica? Por lealdade à antiga direção, Mano cogita seriamente em deixar o Cruzeiro - Thomás Santos/AGIF
Vai ou fica? Por lealdade à antiga direção, Mano cogita seriamente em deixar o Cruzeiro Imagem: Thomás Santos/AGIF

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

06/10/2017 12h10

A permanência de Mano Menezes no Cruzeiro está em xeque. As constantes mudanças na diretoria do clube fazem técnico e estafe reconsiderarem a sequência na Toca da Raposa II em 2018. Neste momento, o treinador está em São Paulo se recuperando de um tratamento na pele. Seu retorno estava previsto para a próxima segunda-feira, mas o comandante ganhou mais alguns dias de folga e só voltará a Belo Horizonte na quinta. Somente em solo mineiro ele terá uma conversa decisiva com a nova diretoria para definir se fica ou se deixa o clube.

O presidente eleito Wagner Pires pretende manter o técnico que faturou o pentacampeonato da Copa do Brasil. Contudo, as trocas no departamento de futebol deixaram o treinador reticente quanto à renovação com os mineiros. Primeiro, Bruno Vicintin anunciou sua saída. Na manhã desta sexta-feira, foi a vez de Tinga comunicar que não ficará em 2018. Os dois diretores profissionais tinham a confiança de Mano, assim como Gilvan, que está em seus últimos meses de clube e que também já rompeu com o futuro presidente. Apesar da possibilidade real de deixar o cargo em lealdade aos amigos, a decisão de Mano ainda não foi tomada. Segundo seu auxiliar Sidinei Lobo, tudo se resolverá na semana que vem.

"O Mano vai conversar com vocês a partir da semana que vem. Certamente ele ouvirá a direção do Cruzeiro. É um profissional que merece todo respeito, tem a questão da ética, isso é o mínimo que se pode esperar (conversar com a diretoria). Ele ouvirá a direção para decidir sobre a continuidade. O contrato dele termina no final do ano, estão tendo especulações, mas ele é um profissional ético e com certeza vai saber se portar para decidir isso com a direção", comentou Sidinei Lobo, citando ainda as especulações que começam a surgir sobre o futuro do comandante, como os rumores de que ele poderia se transferir para o Palmeiras.

Enquanto aguarda por Mano, Wagner Pires e Itair Machado já começaram os trabalhos para tentar convencer o treinador a ficar. O primeiro contato foi com o próprio Sidinei Lobo, que admitiu ter recebido a ligação do novo gestor, mas que pediu paciência até que Mano retorne da capital paulista.

"Ele me ligou querendo saber sobre o desejo de permanecer no Cruzeiro. E disse que o Mano irá retornar às atividades e vai decidir, mas que ele irá ouvir o que a direção tem a dizer e tomar sua decisão. Isso é uma coisa que será discutir quando ele estiver presente, ele ouvirá o Cruzeiro", acrescentou.

Por enquanto, Sidinei segue o responsável pelos treinamentos dos jogadores na Toca da Raposa e estará na beira do gramado na partida deste sábado, contra a Ponte Preta, e também diante do Grêmio, no dia 11, um dia antes do retorno do treinador.