Topo

Campeão da Libertadores enfrentará Pachuca ou africano no Mundial de Clubes

Real Madrid é o atual campeão do Mundial de Clubes - Shuji Kajiyama/AP
Real Madrid é o atual campeão do Mundial de Clubes Imagem: Shuji Kajiyama/AP

Do UOL, em São Paulo

09/10/2017 06h55

Um sorteio realizado nesta segunda-feira pela Fifa definiu que o campeão da Libertadores enfrentará o mexicano Pachuca ou o vencedor do torneio continental da África na semifinal do Mundial de Clubes, que será realizado entre os dias 6 e 16 de dezembro nos Emirados Árabes.

Por outro lado, o Real Madrid, já classificado por ter conquistado a Liga dos Campeões, estreará no torneio com o vencedor do duelo entre o campeão asiático e o ganhador do duelo preliminar entre Auckland e Al Jazira.

O Grêmio é o único time brasileiro com chances de disputar o Mundial. O clube gaúcho enfrenta o Barcelona-EQU na semifinal da Libertadores a partir do dia 25 de outubro. Os argentinos Lanús e River Plate também estão na briga.

Com a mudança de calendário, o representante sul-americano praticamente emendará a Libertadores com a disputa do Mundial de Clubes. A final continental está marcada para o dia 29 de novembro e a estreia nos Emirados Arábes ocorre no dia 12 de dezembro.

O Real Madrid, por sua vez, disputará a semifinal no dia seguinte, no dia 13. O representante local Al Jazira e o campeão da Oceania Auckland abrem o torneio no dia 6 de dezembro, sendo que a final está agendada para o dia 16.

Além do representante da América do Sul, ainda não estão definidos outros dois representantes. Na Ásia, as semifinais contam com o saudita Al-Hilal, o chinês Shanghai SIPG, o iraniano Persepolis e o japonês Urawa Red Diamonds. Na Àfrica, o tunisiano Étoile du Sahel, o egípcio Al-Ahly. o argelino USM Alger e o marroquino Wydad Casablanca estão na briga.