Topo

Aderllan torce por Rodrigo Caio na seleção para sair da geladeira no SP

Aderllan pode fazer a sua estreia com a camisa do São Paulo nesta quarta-feira - Rubens Chiri/saopaulofc.net
Aderllan pode fazer a sua estreia com a camisa do São Paulo nesta quarta-feira Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

10/10/2017 12h00

Aderllan tem um motivo a mais para torcer para Rodrigo Caio defender a seleção brasileira na partida desta noite, contra o Chile, pelas Eliminatórias. Caso o companheiro entre em campo, o zagueiro finalmente poderá fazer a sua estreia com a camisa do São Paulo depois de quase três meses na geladeira. Após a pausa no Brasileiro, o Tricolor joga nesta quarta-feira à noite, em Belo Horizonte, contra o Atlético-MG.

Contratado em julho deste ano, o defensor ainda não teve a oportunidade de jogar. Primeiro, ele teve de fazer um trabalho especial de condicionamento físico, já que vinha da Europa, de férias, e precisava se adaptar ao ritmo. A última vez que Aderllan jogou foi na derrota do Valencia por 3 a 1 para o Villarreal, no dia 21 de maio, pelo Campeonato Espanhol.

Na sequência, Dorival Júnior considerou que Arboleda e Rodrigo Caio estavam à frente tecnicamente. Para deixar a disputa por posição no time titular ainda mais acirrada, quando o equatoriano não pôde jogar, no empate por 2 a 2 com a Ponte Preta, o recém-contratado Bruno Alves entrou e deu conta do recado, fazendo até um dos gols. 

Nesta quarta, no entanto, a situação pode mudar. Se jogar no Allianz Parque, Rodrigo Caio pode ser poupado da viagem a Belo Horizonte por Dorival Júnior. Arboleda, por sua vez, está a serviço da seleção equatoriana e não estará disponível para o jogo contra o Atlético-MG. Lugano, recuperando-se de um edema na panturrilha direita, também está descartado. Restam, neste cenário, Aderllan e Bruno Alves. 

Até mesmo por conta do problema físico de Lugano, Dorival chamou o zagueiro Rony, do sub-20, para treinar com os profissionais no CT da Barra Funda. Lugano sofreu uma pancada na atividade da última sexta-feira. As dores não diminuíram e, após uma avaliação inicial do departamento médico, foi constatado um edema, que causa uma contratura muscular.

As possibilidades de Aderllan, no entanto, são pequenas. A princípio, Tite não tem intenção de escalar Rodrigo Caio contra o Chile. O são-paulino foi convocado por conta da lesão de Thiago Silva e deve ficar no banco de reservas.

"Conto [com Rodrigo Caio]. A não ser que ele entre para jogar. Do contrário está escalado", afirmou Dorival. "A chegada do Bruno acirrou a disputa. É apenas opção, o Aderllan está trabalhando e no momento certo terá a oportunidade. É questão de tempo e opção do técnico", completou o treinador.