Topo

Substituto de Neymar? Atacante de 22 anos empolga catalães após 1º gol

Do UOL, em São Paulo

26/10/2017 12h28

Ele tem 22 anos, custou 3,4 milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões) e chegou ao Barcelona em agosto deste ano para reforçar o time B. Mas bastou um jogo pela equipe principal para Jose Arnáiz ser considerado uma das apostas para substituir Neymar como opção para o ataque estrelado comandado por Lionel Messi e Luis Suárez.

Por trás do furor instantâneo na imprensa catalã provocado pela estreia na última terça-feira, quando marcou um gol na vitória por 3 a 0 sobre o Murcia, está uma história que já faz parte da rotina no Barcelona: a de jogadores menos badalados contratados para o time B que, de meros desconhecidos, passam a ser vistos como esperança em um repente de bom futebol. O zagueiro Marlon, ex-Fluminense, passou por situação parecida no último ano e hoje está emprestado ao Nice. 

Arnaiz foi contratado sem pompa em uma janela de transferências em que o Barcelona ficou mais marcado pela perda de Neymar e pelos fracassos em negociações. Aos 22 anos, o atacante foi promovido apenas na última temporada pelo Valladolid e se destacou na segunda divisão espanhola: marcou 12 gols e deu três assistências em 35 partidas disputadas.

As boas atuações não passarem despercebidas pelos observadores do time catalão e por Ernesto Valverde. Aproveitando uma característica do novo técnico contratado, conhecido por garimpar jovens em sua passagem pelo Athletic Bilbao, o Barcelona fez a aposta e fechou a contratação por um preço que, embora modesto para os padrões do futebol, é significativo para reforçar o time B. Juventus e Real Madrid também tinham interesse em seu futebol.

Em pouco tempo na equipe B, Arnaiz deu sinais de que a aposta pode ter sido certeira. Há 10 dias, o jornal “Sport” noticiou que o jovem chamava a atenção de Valverde por suas atuações no time B e em breve poderia ter uma chance na equipe principal. Com quatro gols marcados na temporada, a publicação destacou que na avaliação da comissão, ele “ofereceria uma enorme versatilidade, jogava bem com as duas pernas e poderia jogar em qualquer posição do ataque”.

Não demorou muito para que a chance viesse. Relacionado para o duelo contra Murcia ao lado de outros três jogadores do time B, já estreou como titular, jogando aberto pela esquerda. Destacou-se não só pelo belo gol marcado, mas pelo grande volume ofensivo que deu ao time.

Valverde fez elogios e deu indícios de que o jogador pode ganhar mais espaço ao longo da temporada. "Arnaiz é um jogador com autoconfiança. Ele tem o gol em sua cabeça. Eu acreditei que ele poderia nos ajudar neste jogo e que é bom para eles (os jogadores da equipe B) e virem enfrentar uma situação como essa. Ele marcou um grande gol, ele tem um chute poderoso. É um primeiro passo. Veremos se ele pode nos ajudar mais”, disse.

Como não poderia deixar de ser, a imprensa catalã foi à loucura com a estreia de Arnáiz. Além de ser apontado como potencial substituto de Neymar para compor o ataque ao lado de Lionel Messi e Luiz Suárez, o jogador já foi colocado como observado de times europeus como Manchester City, Bayern de Munique e Arsenal. Sua multa rescisória é de 20 milhões de euros, mas pode subir para 40 milhões caso seja efetivado no time de cima.

Obviamente, um jogo não serve de parâmetro definitivo. Mas em um time que ainda não encontrou um substituto ideal para Neymar – Dembelé, por exemplo, está lesionado -, é provável que Arnáiz tenha mais chances em breve e possa mostrar do que é capaz. Uma situação inesperada para um jogador que iniciou sua carreira no pequeno U. D. Talavera e há um ano dava seus primeiros passos em um time principal na segunda divisão espanhola.

Fã de Ronaldinho 

A repercussão da atuação de Arnáiz na Espanha revelou também detalhes curiosos sobre a sua vida. O jornal "Sport" reproduziu uma entrevista antiga em que o jogador se dizia fã de Ronaldinho: "fazia coisas alucinantes com o pé",disse quando ainda jogava no Valladolid.