Topo

Santos fecha com atacante de Burkina Faso e que se destacou no Londrina

Yaya Banhoro é meia-atacante, atuou no Brasil e se profissionalizou pelo Londrina - Arquivo Pessoal
Yaya Banhoro é meia-atacante, atuou no Brasil e se profissionalizou pelo Londrina Imagem: Arquivo Pessoal

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

01/11/2017 17h55

O Santos fechou a contratação do meia-atacante Yaya Banhoro, que atuou no Brasil e se profissionalizou pelo Londrina. Yaya, como é mais conhecido, é meia da surpreendente Burkina Faso e está, segundo informações apuradas pelo UOL Esporte, treinando no CT do Santos desde setembro. Ele passou pelos testes e assinou contrato com o time B até o dia 18 de abril de 2018. 

Yaya chegou ao Londrina com 18 anos, em 2015. Seguiu a trilha de Joel, o camaronês descoberto pelo clube e que hoje está no Avaí, depois de passar por Coritiba, Santos e Cruzeiro, dono de seus direitos.

Em Londrina, Yaya saiu de forma tumultuada após a primeira convocação para a seleção. O contrato acabou em agosto e ele se recusou a renovar, de acordo com o presidente do clube, Sérgio Malucelli. Yaya também deixou de trabalhar com Wanda Augustín, o empresário que o trouxe ao Brasil – o mesmo de Joel. Agora, deve defender o Santos no Campeonato Brasileiro sub 23.

Yaya tem sido convocado para a seleção de Burkina Faso, que ocupa a segunda colocação do Grupo D das Eliminatórias da África e possui chances de se classificar para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Burkina Faso nunca participou de uma Copa. O país, de 13 milhões de habitantes (praticamente a população do Estado do Paraná), fala francês e está na 47ª posição do ranking da Fifa.

O Santo faz constantes contratações para o time B. Já para a equipe principal, o presidente Modesto Roma revelou que o clube fechou a contratação do lateral esquerdo Romário, do Ceará, para a próxima temporada.