Topo

Bayern vence clássico no Alemão e complica situação do Borussia Dortmund

Robert Lewandowski comemora vitória do Bayern contra o Borussia - Patrik Stollarz/AFP Photo
Robert Lewandowski comemora vitória do Bayern contra o Borussia Imagem: Patrik Stollarz/AFP Photo

do UOL, em São Paulo

04/11/2017 17h22Atualizada em 04/11/2017 17h58

Em uma partida decisiva para a liderança do Campeonato Alemão, o Bayern de Munique venceu fora de casa o Borussia Dortmund, no Signal Iduna Park, por 3 a 1 neste sábado (4), pela 11ª rodada. O resultado isolou a equipe da Baviera na primeira posição da tabela, com 26 pontos.

O duelo também acentuou a crise no time anfitrião. Após um bom início no torneio, tendo sido líder até a oitava rodada, quando perdeu de 3 a 2 para o Leipzig, o Borussia conta agora quatro partidas sem vitória, além de uma péssima campanha na Liga dos Campeões.

Na competição europeia, os alemães de Dortmund estão terceiro no grupo H, com apenas dois pontos conquistados, já sem chances de classificação para a próxima fase.

O Bayern, por sua vez, juntou a vitória à sequência recente de bons resultados. O time tem 100% de aproveitamento desde a chegada do treinador Jupp Heynckes, que assumiu o cargo após a demissão do italiano Carlo Ancelotti. Com o resultado deste sábado, somou quatro vitórias seguidas.

Além disso, o time de Munique já está classificado para a fase seguinte da Champions League. É vice-líder do grupo B, com 9 pontos, atrás apenas do PSG.

JOGO DE BELOS GOLS

MURO DE MUNIQUE

O Dortmund, apesar da derrota, criou boas jogadas. Esbarrou na sorte e na grande atuação do arqueiro Ulreich. O time da casa desperdiçou pelo menos duas chances claras no primeiro tempo.

Aos 29 min, o atacante ucraniano Andrei Yarmolenko finalizou com o pé direito, mas foi frustrado pelo goleiro do Bayern, que fez uma boa defesa.

Na sequência, aos 31 min, em um contragolpe, o meia Christian Pulisic passou por três marcadores adversários com velocidade e tocou para Shinji Kagawa na direita. Entretanto, o jogador japonês chutou para fora.

APOIO DA TORCIDA

A torcida do Borussia Dortmund recebeu o time em casa, no Signal Iduna Park, para o clássico contra o Bayern de Munique, cantando a música “You’ll never walk alone”.

O hino, que fala no apoio irrestrito a quem enfrente os mais diversos tipos de desafios, é uma declaração de amor à equipe.

Na Europa, a canção é uma marca registrada de várias clubes —principalmente, dos apoiadores do Liverpool, da Inglaterra, que declamam o cântico no início das partidas desde os anos 1960.

FICHA TÉCNICA

BORUSSIA DORTMUND 1 x 3 BAYERN DE MUNIQUE

Campeonato Alemão - 11ª rodada
Data/Hora:
04/11/2017, às 15h30 (horário de Brasília)
Local: Signal Iduna Park, em Dortmund

Borussia Dortmund
Bürki; Schmelzer, Toprak, Sokratis (Toljan) e Bartra; Weigl, Kagawa (M. Götze), Gonzalo Castro; Yarmolenko (Sancho), Aubameyang e Pulisic
Técnico: Peter Bosz

Bayern de Munique
Ulreich; Alaba (Rafinha), Süle, Hummels, Kimmich; Javi Martínez (Rudy), T. Alcântara, Robben, Jaime Rodríguez (Vidal), Coman; Lewandowski
Técnico: Jupp Heynckes