Topo

Corinthians tem o melhor desempenho em clássicos de 2017; Palmeiras, o pior

Jô e Dracena em lance do último clássico paulista da temporada 2017 - Alexandre Schneider/Getty Images
Jô e Dracena em lance do último clássico paulista da temporada 2017 Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

06/11/2017 15h55

A vitória do Corinthians sobre o Palmeiras no último domingo ampliou o retrospecto positivo do líder do Campeonato Brasileiro nos clássicos de 2017. A derrota alviverde em Itaquera, por sua vez, fez o rival fechar a temporada com o pior desempenho entre os quatro grandes do Estado.

Enquanto o Corinthians alcançou sete vitórias nos 11 clássicos disputados no ano e aproveitamento de 73%, o Palmeiras só conseguiu vencer três dos nove duelos, com seis derrotas. Com isso, o time alviverde conquistou apenas 33% dos pontos.

O Corinthians, por exemplo, conquistou o título paulista depois de vencer Palmeiras e Santos na fase de grupo. Na semifinal, o time de Fábio Carille despachou o São Paulo depois de um triunfo no Morumbi e um empate em Itaquera.

No Brasileirão, a equipe alvinegra derrotou o Palmeiras duas vezes, conquistou quatro pontos contra o São Paulo e superou o Santos na Arena. O único revés ocorreu na Vila Belmiro, no começo do segundo turno - os santistas fizeram 2 a 0. Os três empates, curiosamente, foram registrados diante do São Paulo.

Já o Palmeiras venceu São Paulo no Allianz Parque e Santos na Vila em jogos do Campeonato Paulista. No Brasileirão, repetiu a dose sobre os são-paulinos jogando em sua arena.

O Santos, com quatro vitórias em nove jogos e mais cinco derrotas, foi o time que mais se aproximou do Corinthians. A equipe não venceu um clássico sequer no estadual, mas recuperou-se no Brasileirão ao derrotar o Palmeiras duas vezes. Na Vila, os santistas também bateram Corinthians e São Paulo. O aproveitamento em nove clássicos chegou a 44%.

O São Paulo, por sua vez, superou o Palmeiras por pouco. Em 11 clássicos, o time do Morumbi venceu apenas três - dois deles no Brasileirão, contra Palmeiras no Morumbi e Santos no Pacaembu. A equipe foi derrotada cinco vezes, com três empates, e viu, dessa forma, o desempenho atingir 36%.

Desempenho nos clássicos paulistas de 2017

Corinthians: 11 jogos, 7 vitórias, 3 empates e uma derrota
Aproveitamento de 73%

Santos: 9 jogos, 4 vitórias e 5 derrotas
Aproveitamento de 44%

São Paulo: 11 jogos, 3 vitórias, 3 empates e 5 derrotas
Aproveitamento: 36%

Palmeiras: 9 jogos, 3 vitórias e 6 derrotas
Aproveitamento: 33%