Topo

Pirlo confirma aposentadoria: "encerro minha jornada como jogador"

Jason DeCrow/AP
Imagem: Jason DeCrow/AP

Do UOL, em São Paulo

06/11/2017 12h46

Após se despedir dos gramados no último domingo (5), o meio-campista Andrea Pirlo anunciou nesta segunda-feira (6) sua aposentadoria do futebol. Aos 38 anos, o ex-jogador de Inter de Milão, Milan e Juventus comunicou que a eliminação do New York City FC da MLS foi a sua última no esporte.

"Última partida na MLS. Já que meu tempo no NYFC termina, eu gostaria de dizer algumas palavras. Quero agradecer a todos pela gentileza e apoio que me deram nessa incrível cidade. Obrigado aos incríveis torcedores, à comissão técnica, todos que trabalharam nos bastidores e aos meus colegas de times. Não apenas minha aventura em NY chegou ao fim, mas minha jornada como jogador também", escreveu o jogador.

"Por isso eu gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer minha família e meus filhos pelo apoio e amor que sempre me deram, todo time que eu tive a honra de defender, todo colega de equipe que eu joguei ao lado, todas as pessoas que tornaram minha carreira tão incrível e, por último, os fãs ao redor do mundo que sempre me mostraram apoio. Vocês sempre estarão do meu lado e no meu coração", completou.

O último jogo da carreira de Pirlo foi a vitória por 2 a 0 do New York City FC sobre o Columbus Crew no jogo de volta da semifinal da Conferência Leste da MLS. Apesar do resultado, a equipe nova-iorquina foi eliminada pelo placar agregado – na ida, foi derrotada por 4 a 1.

O meio-campista, campeão do mundo em 2006 com a seleção italiana, havia declarado em outubro que se aposentadoria em dezembro, no final da temporada da MLS. Como ela acabou antes para o time de Pirlo, a carreira do atleta foi encerrada com um mês de antecedência.

Pirlo jogou futebol profissionalmente por 22 anos. Além do tetra conquistado pela Itália, ele conquistou seis Campeonatos Italianos (dois no Milan e quatro na Juventus), duas Copas da Itália (uma no Milan, outra na Juventus) e duas Ligas dos Campeões (ambas pelo Milan).