Topo

Botafogo aprova compra de CT com ajuda de irmãos Moreira Salles

Botafogo aprovou compra do novo CT do clube para futebol profissional e da base - Divulgação
Botafogo aprovou compra do novo CT do clube para futebol profissional e da base Imagem: Divulgação

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/11/2017 21h05

O Botafogo aprovou nesta terça-feira a compra do centro de treinamento para o futebol profissional e categoria de base que será no Espaço Lonier, em Vargem Pequena, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A assinatura do contrato será realizada nesta quinta-feira. Os irmãos João Moreira Salles e Walter Moreira Salles são quem comprarão o local e serão ressarcidos pelo Alvinegro em até 30 anos.

Em nota enviada ao site oficial do Botafogo, os irmãos exaltam o papel do diretor geral da base Manoel Renha e comemoram a possibilidade de ajudar o clube do coração. Em meio ao período eleitoral no clube, eles deixam claro que a atitude não pode ser confundida.

“O Botafogo, que há décadas enfrenta delicada situação financeira, só poderá reconquistar o brilho do passado se, no presente, reconstruir uma estrutura capaz de revelar talentos à altura de sua história”, disseram. “Como torcedores, queremos ajudar o clube a caminhar nesta direção. Com este movimento, não pretendemos tomar partido no processo eleitoral do Clube, e sim endossar a política de valorização de jogadores formados em casa”, completaram os irmãos Moreira Salles.

Espaço Lonier vai virar CT do Botafogo: hotel com quartos para concentração - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Botafogo receberá uma determinada quantia para fazer obras necessárias no local, que recebia eventos esportivos a reuniões coorporativas. Assim, o clube precisará deixar o local com cara de centro de treinamento, o que deverá começar imediatamente.

O objetivo inicial era que a pré-temporada ocorresse no local, que conta com hotel com 40 quartos com capacidade de receber até 180 pessoas. Além do hotel e dos campos, o Lonier possui 200.000 m² e conta com piscina e uma grande área interna com salas para reuniões e entretenimento dos atletas. Porém, problemas burocráticos atrasaram a compra e devem impedir a atividade.

Espaço Lonier vai virar CT do Botafogo: quarto para contratações - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Espaço Lonier vai virar CT do Botafogo: piscina com toboágua  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Veja comunicado dos irmãos Moreira Salles na íntegra: 

A propósito da compra do Espaço Lonier

Sob o comando da atual gestão, e em particular do diretor Manoel Renha, a base do Botafogo tem demonstrado que é possível formar jogadores para integrar e fortalecer sua equipe profissional. Diante do crescente descompasso entre as receitas dos clubes brasileiros e o custo de aquisição de atletas qualificados, a formação de base se apresenta como a saída para tornar a atividade do futebol economicamente sustentável. O Botafogo, que há décadas enfrenta delicada situação financeira, só poderá reconquistar o brilho do passado se, no presente, reconstruir uma estrutura capaz de revelar talentos à altura de sua história.

Como torcedores, queremos ajudar o clube a caminhar nesta direção. Com este movimento, não pretendemos tomar partido no processo eleitoral do Clube, e sim endossar a política de valorização de jogadores formados em casa.

Sabemos todos que a base do Botafogo treina hoje em diferentes locais, muitas vezes distantes entre si, o que dificulta a integração entre as diversas equipes (Sub 11, Sub 12, Sub 13, Sub 14, Sub 15, Sub 17 e Sub 20) e modalidades (campo e futsal).

O contrato de aquisição do Espaço Lonier que enviamos à Presidência do clube, posteriormente submetido ao Conselho Deliberativo e aprovado por unanimidade, prevê a necessária coexistência entre formação de atletas de alto rendimento e educação de qualidade. Assim, em adição à infraestrutura esportiva, o Botafogo se comprometeu a oferecer, diretamente ou através de parceria com instituição prestigiada, uma escola no local ou nas imediações do futuro CT da base. Com capacidade para atender a no mínimo 60% (sessenta por cento) dos jogadores que ali treinarão, a escola – apta a ministrar aulas regulares do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio – deverá estar pronta no prazo máximo de 2 anos. Entendemos que o clube irá nos consultar a respeito do sistema de ensino a ser adotado.

O Espaço Lonier é facilmente acessível por transporte público e conta com uma infraestrutura hoteleira de 70 quartos, centro de convenções, refeitório e ambientes de lazer. A amplitude do local permitirá a eventual integração entre time profissional e categoria de base, ainda que esta última, voltamos a frisar, seja a razão da compra do Lonier. O espaço deverá servir prioritariamente à formação de jovens atletas.

A gestão do CT será de responsabilidade do Botafogo. Importa ressaltar que não teremos participação nos direitos econômicos dos atletas ali formados. A compra será feita em nome do clube, com recursos que somam, entre aquisição e reformas, 25 milhões de reais. O valor a ser cedido deverá ser ressarcido no prazo de até 30 anos, em condições já aprovadas por todas as instâncias competentes do Botafogo.

João Moreira Salles e Walter Salles