Topo

Como David Luiz foi de melhor zagueiro do Inglês a barrado no Chelsea?

Após grande temporada, David Luiz vive momento de questionamento no Chelsea - John Sibley/Reuters
Após grande temporada, David Luiz vive momento de questionamento no Chelsea Imagem: John Sibley/Reuters

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

07/11/2017 07h40

Há apenas alguns meses, o técnico Antonio Conte dizia para quem quisesse ouvir que David Luiz era um dos melhores defensores do mundo. O brasileiro, aliás, foi eleito pelos jogadores o melhor zagueiro do Campeonato Inglês na temporada passada, ao lado do companheiro de equipe Gary Cahill. Como explicar, então, que ele não tenha ficado nem no banco de reservas na vitória do Chelsea por 1 a 0 sobre o Manchester United no último domingo (5)?

Por mais que Conte queira afirmar que não passou de uma "decisão tática" e que o dinamarquês Andreas Christensen, que substituiu David Luiz, vive uma boa fase, fica claro que o clima entre o treinador e o jogador não é dos melhores. O italiano chegou a colocar em dúvida o futuro do zagueiro brasileiro no clube, e disse que David terá que "trabalhar muito" se não quiser continuar assistindo aos jogos da tribuna.

Jogos contra a Roma foram determinantes

David Luiz Roma - AP Photo/Kirsty Wigglesworth - AP Photo/Kirsty Wigglesworth
David Luiz fez golaço contra a Roma, mas jogo não acabou bem
Imagem: AP Photo/Kirsty Wigglesworth

Entender a queda de status de David Luiz passa pelos fatos ocorridos nos dois jogos contra a Roma pela Liga dos Campeões. No primeiro, em Stamford Bridge, em 18 de outubro, Conte escalou o brasileiro como volante. Ele correspondeu abrindo o placar com um belo chute de fora da área, mas foi substituído no início do segundo tempo, quando o Chelsea vencia por 2 a 1.

David não gostou nada de ser sacado, e mostrou isso para as câmeras. Contrariado, ele desceu direto para o vestiário ao deixar o gramado.  A partida terminou 3 a 3, e de acordo com a imprensa inglesa, Conte ficou furioso com a postura do zagueiro.

Já na segunda partida contra a equipe italiana, na terça passada (31), David Luiz jogou como zagueiro. E foi mal, assim como toda a equipe do Chelsea. A equipe perdeu por 3 a 0 e a linha defensiva foi vazada inúmeras vezes. Em um lance emblemático do jogo, os três zagueiros do time inglês correram para marcar o centroavante Dzeko e deixaram o outro lado do campo totalmente aberto para Perotti, que perdeu um gol feito.

Sistema de Conte "reviveu" David Luiz

David Luiz - Carl Recine/Reuters - Carl Recine/Reuters
David Luiz contrariou expectativas da imprensa britânica na temporada passada
Imagem: Carl Recine/Reuters

A reação ao ser substituído no primeiro jogo e a má atuação no segundo parecem ter sido cruciais para que Conte barrasse o zagueiro que ele mesmo considerava um dos melhores do mundo há pouco tempo. Com o Chelsea em queda de desempenho, o técnico italiano tenta dar um choque no elenco para recuperar a efetividade que deu ao clube o título inglês na temporada passada.

O mais curioso é que Conte é, em grande parte, responsável pela "ressurreição" de David Luiz na Inglaterra. Quando o brasileiro foi recontratado pelo Chelsea, que pagou 30 milhões de libras para tirá-lo do PSG, quase ninguém na imprensa britânica entendeu. Em sua primeira passagem, ele havia alternado ótimos momentos com falhas de posicionamento e erros defensivos básicos.

Mas Conte bancou David e fez dele peça central em seu sistema de três zagueiros, já utilizado em seus trabalhos na Juventus e na seleção italiana. A mudança tática foi perfeita para o estilo brasileiro: com uma linha defensiva de cinco jogadores, ele teve muito mais liberdade, tanto para perseguir os atacantes adversários quanto para avançar com a bola e iniciar as jogadas de ataque como gosta, sem que suas costas ficassem expostas.

A grande temporada do brasileiro foi reconhecida pelos jogadores do Campeonato Inglês e até por Tite, que convocou David para amistosos contra Argentina e Austrália em junho. Agora, porém, o zagueiro volta à berlinda. E terá que reconquistar o treinador que reoxigenou sua carreira.