Topo

Melhor trio ofensivo da Europa está na França, mas não é do PSG

Comemoração de Fekir causou polêmica no último domingo - Philippe Desmazes/AFP
Comemoração de Fekir causou polêmica no último domingo Imagem: Philippe Desmazes/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/11/2017 10h33

A goleada fora de casa, por 5 a 0, contra o Saint-Éttiene, no último domingo, fez o Lyon alcançar uma marca notável no futebol europeu: responsável por quatro gols nesta partida, o trio de ataque formado por Nabil Fekir, Mariano Diaz e Memphis Depay é o mais goleador entre as maiores ligas do continente na temporada 2017/2018. São 26 gols marcados até o momento, do total de 32 do atual terceiro colocado do Campeonato Francês.

As marcas superam outros trios de ataque poderosos na Europa, inclusive Mbappé/Cavani/Neymar, do Paris Saint-Germain, que anotou 24 gols dos 39 da equipe, que é dona do melhor ataque do Campeonato Francês. Também ficam para trás Aguero/Gabriel Jesus/Sterling, do Manchester City (ING), com 22, e Dybala/Higuain/Cuadrado, da Juventus (ITA), que têm 21. O levantamento foi publicado pelo jornal espanhol "Marca" e destaca que 81% dos gols do Lyon na liga local foram marcados pelo trio ofensivo.

Em 2017/2018, Fekir lidera a artilharia do Lyon com 11 gols, enquanto o dominicano Mariano soma nove e o holandês Depay marcou seis vezes até o momento. Diante do Saint-Ettiéne, Fekir fez dois, Mariano e Depay mais um cada e Traoré completou a goleada por 5 a 0 no estádio Geoffroy-Guichard.

A partida do fim de semana, aliás, causou polêmica. Ao marcar o último gol, Fekir tirou a camisa e mostrou para a torcida rival, repetindo gesto realizado por Messi no clássico entre Barcelona e Real Madrid da temporada passada. O caso foi visto como provocação e rendeu invasão de torcedores ao gramado.