Topo

Gatito oscila, mas Jefferson seguirá no banco do Botafogo até fim do ano

Gatito Fernandez será mantido entre titulares mesmo tendo oscilado nos últimos jogos - Satiro Sodré/SSPress/Botafogo
Gatito Fernandez será mantido entre titulares mesmo tendo oscilado nos últimos jogos Imagem: Satiro Sodré/SSPress/Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/11/2017 04h00

Gatito Fernandez é um dos principais destaques do Botafogo na atual temporada. As atuações na Libertadores fizeram com que o goleiro mantivesse a titularidade mesmo com a volta do ídolo Jefferson. Nas últimas rodadas, porém, o paraguaio oscilou grandes defesas com falhas que resultaram em gols do adversário – contra Fluminense (Matheus Alessandro), Corinthians (Jô), Vitória (André Lima) e Coritiba (Thiago Carleto).

Apesar do momento de Gatito não ser o mais favorável e já gerar certo questionamento por parte da torcida, o Botafogo não cogita uma troca na posição neste momento. Dois fatores explicam a decisão. O primeiro é que o Alvinegro não avalia que a oscilação do paraguaio seja forte o suficiente ao ponto de exigir a mudança.

O UOL Esporte apurou, porém, que esse não é o único motivo. Internamente, o clube sabe que terá que tomar uma importante decisão no fim da temporada. Após voltar de lesão, Jefferson aceitou o banco de reservas, mas isso não se repetirá em 2018. O mesmo ocorre com Gatito.

O paraguaio é mais jovem e está muito valorizado no mercado. Para se ter uma ideia, ele defendeu oito dos 14 pênaltis cobrados contra ele na temporada, sem contar as grandes atuações. Apesar das falhas recentes, ele tem tido bons jogos, como diante do Avaí, em Florianópolis. Neste cenário, o Botafogo prefere manter Gatito entre os titulares e esperar por uma proposta vantajosa no fim do ano – ele tem contrato até o fim de 2018.

Caso isso aconteça, o Botafogo volta a ter Jefferson como titular, ganha dinheiro com a venda de Gatito Fernandez e, de quebra, ainda se vê livre da ‘dor de cabeça’ de ter de manter um dos dois na reserva. Em situação financeira complicada, o dinheiro viria a calhar em General Severiano.