Topo

Fortaleza anuncia contratação de Ceni por um ano; técnico assume em 2018

Bosco - Fernando Santos/Folhapress - Fernando Santos/Folhapress
Imagem: Fernando Santos/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

10/11/2017 18h54

O Fortaleza anunciou que será o segundo clube de toda a carreira profissional de Rogério Ceni. O ex-goleiro só defendeu o São Paulo quando jogador e, agora como técnico, terá a missão de levar o time cearense à Série A do Campeonato Brasileiro.

O contrato assinado pelas duas partes terá apenas um ano de validade, ao contrário do vínculo de duas temporadas que Ceni teve com o próprio São Paulo no primeiro semestre deste ano, já como treinador. Sua estreia no estadual ocorrerá no dia 10 de fevereiro, contra o Tiradentes.

“Ele tem o seu método de trabalho, através da formação que ele tem tanto como técnico. A gente vai montar o time com esse perfil, que atenda ao modelo de jogo do Rogério. Vamos buscar algumas melhorias estruturais dentro do clube, um legado para a instituição. A gente promete um time competitivo”, disse Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, em entrevista ao Fox Sports.

“O Fortaleza assume só o salário, todo o salário é responsabilidade do clube. Mas nós vamos buscar ajuda. Temos muitos parceiros encaminhados para gerar receitas extras a partir da visibilidade do Rogério Ceni. Mas é o clube que assume a remuneração combinada”, completou.

Assim como fez no São Paulo, Rogério Ceni trará um assistente estrangeiro, o francês Charles Hembert – o inglês Michael Beale, no entanto, permanecerá no Liverpool. Ele ainda trará outro auxiliar e um preparador físico. A informação foi confirmada pelo presidente, embora não se lembrasse dos nomes.

Charles e Rogério - Érico Leonan/saopaulofc.net - Érico Leonan/saopaulofc.net
Charles (esq) será auxiliar de Rogério no Fortaleza; Michael Beale segue no Liverpool
Imagem: Érico Leonan/saopaulofc.net

Segundo apurou o UOL Esporte, Rogério fez algumas exigências para acertar com o clube, como melhorias nas academias e gramado do CT. O ex-goleiro quer uma sala mais espaçosa e reservada do que os últimos técnicos da equipe tiveram. O Fortaleza irá procurar alguns parceiros para viabilizar as mudanças prometidas ao seu novo treinador.

“O Rogério é um vencedor. Como atleta, é muito provavelmente o maior da história do São Paulo. Jogador mais longevo. A história dele é de vencedor. Isso nos faz acreditar que ele vai querer muito o sucesso e provar para todo mundo que vai ser um treinador vencedor, competente e com muitos resultados. A gente enxergou esse perfil de vencedor, obstinado e trabalhador. A gente vai ajuda-lo para que ele dê esse passo bacana na carreira”, finalizou o presidente.

O Fortaleza já está garantido na Série B do ano que vem. Deste modo, Rogério assume o time em 2018, ano do centenário da equipe, e voltará a ter a companhia diária de Bosco, que foi seu reserva no Tricolor entre 2005 e 2011 e atualmente trabalha como preparador de goleiros do clube cearense.

UOL Esporte obteve a informação de que Bosco teve papel fundamental na negociação, já que foi o responsável por colocar Rogério em contato com a diretoria. Na ocasião, o ex-técnico do São Paulo tinha ido à Fortaleza para um evento sobre futebol e logo depois foi conhecer o centro de treinamento do clube.

Em entrevista à ESPN Brasil, Bosco contou que Ceni fez questão de conhecer a estrutura e as instalações do clube antes de sinalizar com o acerto. No mesmo programa, o presidente Marcelo Paz disse que o caráter ambicioso de Rogério fez com que a diretoria do Fortaleza se interessasse.

Como jogador, Rogério Ceni enfrentou o seu novo clube em seis jogos pela Série A do Brasileirão, entre 2003 e 2006, com três vitórias para o São Paulo, duas para o Fortaleza e um empate. Em seu último confronto, em 31 de agosto de 2006, deixou o campo frustrado por ter tido um pênalti defendido por Albérico.

"Eu bati mal e peço desculpa por isso. Podia ter ajudado o São Paulo a vencer, mas não fui bem", admitiu há 11 anos, muito abatido pelo lance. O então goleiro do Fortaleza se emocionou. "Eu fico ainda mais feliz por saber que ele é um dos maiores batedores do futebol mundial e eu consegui parar. Foi maravilhoso", respondeu Albérico.