Topo

Grêmio conta com promessa no ano que vem. Para o time ou para os cofres

Guilherme está emprestado ao Botafogo e voltará ao Grêmio para próxima temporada - Thiago Ribeiro/AGIF
Guilherme está emprestado ao Botafogo e voltará ao Grêmio para próxima temporada Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/11/2017 04h00

O Grêmio ainda tem objetivos bem grandes na reta final de 2017, mas já começa a pensar na próxima temporada. E dentre as ideias para o novo ano, uma é certa: o retorno de Guilherme. O meia-atacante está emprestado ao Botafogo, mas voltará a Porto Alegre para ser usado no time principal. A única possibilidade de ele não fazer parte do elenco é caso surja oferta.

Aos 22 anos, Guilherme foi emprestado justamente para ganhar experiência e jogar mais. No entendimento do Grêmio, a passagem pelo Botafogo foi mais que positiva. Além dos seis gols marcados até aqui (quatro no Brasileirão e dois na Copa Libertadores), o meia-atacante mostrou boa evolução em vários fundamentos como drible e finalização.

O Grêmio detém 60% dos direitos econômicos de Guilherme e no contrato de empréstimo com o Botafogo não há opção de compra com valor fixado. O custo de mercado, portanto, não ficou congelado com o status antigo do jogador. Ao longo de 2017, ele chegou a ser xodó e uma espécie de 12º jogador do técnico Jair Ventura.

Até o presente momento, o Grêmio não recebeu sinal de que haverá oferta por Guilherme, mas o nome dele se valorizou no mercado. Especialmente pela campanha do Botafogo na Libertadores, até cruzar com o próprio Tricolor.

A ideia de aproveitar Guilherme também tem ligação com a indefinição do elenco atual. Fernandinho tem contrato até o fim do ano e a negociação para renovar foi adiada. A permanência do camisa 21, herdeiro da vaga de Pedro Rocha no time titular, é bem incerta.

O Grêmio também pretende promover ao grupo principal o lateral esquerdo Lima, atualmente no Ceará. Emprestado para pegar experiência, ele passou a atuar também como meia e deu assistência para o gol da vitória do time cearense diante do Inter, em pleno Beira-Rio.

O Grêmio ainda não sabe quando vai terminar sua temporada. Finalista da Libertadores, o Tricolor pode se ver obrigado a esticar o ano com uma participação no Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes. O torneio terá reflexo nas férias do elenco e consequentemente deve adiar o retorno do time aos jogos. O calendário apertado, em virtude da Copa do Mundo, já fez o clube encaminhar um planejamento para arrancar o Gauchão com o time de transição.