Topo

No estádio da final da Copa-2018, Argentina bate Rússia em amistoso

O atacante Lionel Messi com a nova camisa da Argentina - Kirill Kudryavtsev/AFP - Kirill Kudryavtsev/AFP
O atacante Lionel Messi com a nova camisa da Argentina
Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP

Do UOL, em São Paulo

11/11/2017 12h56

Em amistoso disputado no estádio Luzhniki, que vai sediar a abertura e a final da Copa do Mundo de 2018, a Argentina derrotou a Rússia por 1 a 0, neste sábado (11), com um gol do atacante Agüero já no fim da partida.

Este foi o primeiro jogo no Luzhniki desde que foi fechado para uma reestruturação. A reforma durou quatro anos e custou cerca de US$ 450 milhões (R$ 1,5 bilhão). A arena, que tem capacidade para receber até 81 mil pessoas, é considerada a casa da seleção russa. Inaugurado em 1956, o estádio está bem diferente. Não há mais, por exemplo, a pista de atletismo. Agora, as arquibancadas ficam mais próximas do campo.

O estádio Luzhniki, que vai receber a abertura e a final da Copa de 2018 - Maxim Shemetov/Reuters - Maxim Shemetov/Reuters
O estádio Luzhniki, que vai receber a abertura e a final da Copa de 2018
Imagem: Maxim Shemetov/Reuters

Os argentinos, que contaram com Messi no time titular, não brilharam, mas dominaram a partida do início ao fim e criaram boas oportunidades de gol. Eles só não contavam com uma excelente participação do goleiro Akinfeev. Somente Agüero foi capaz de chegar às redes, embora Pavón estivesse impedido ao receber o passe para fazer o cruzamento (o árbitro deixou o jogo seguir). Já o time russo mostrou que tem muito o que melhorar até a Copa do Mundo. O goleiro da Argentina quase não foi exigido.

Superataque

O técnico Jorge Sampaoli escalou o seu ataque com um trio poderoso: Messi, Agüero e Di Maria. Os atacantes Dybala e Benedetto começaram a partida no banco de reservas. O jovem meia Giovani Lo Celso, de 21 anos, foi escalado entre os titulares.

Di Maria em uma finalização para a Argentina contra a Rússia - Sergei Karpukhin/Reuters - Sergei Karpukhin/Reuters
Di Maria em uma finalização para a Argentina contra a Rússia
Imagem: Sergei Karpukhin/Reuters

Russa bem servida... Só de goleiro

A torcida russa tomou as arquibancadas do Luzhniki, porém, em campo, quem se sentiu em casa foi a Argentina. O time comandado por Sampaoli dominou as ações. Somente no primeiro tempo foram três chances claras de gol. Na primeira, Di Maria recebeu passe de Messi e chutou cruzado, mas Akinfeev defendeu com os pés. Dois minutos depois, o goleiro voltou a aparecer bem numa finalização de Agüero. Aos 44 minutos, o atacante do Manchester City tentou de voleio, mas parou novamente em grande defesa de Akinfeev.

Akinfeev faz uma defesa para a Rússia contra a Argentina - Ivan Sekretarev/AP Photo - Ivan Sekretarev/AP Photo
Akinfeev faz uma defesa para a Rússia contra a Argentina
Imagem: Ivan Sekretarev/AP Photo

Por pouco

Aos três minutos do segundo tempo, Messi quase marcou um golaço. Ele recebeu um passe em profundidade e deu um toque sutil para encobrir o goleiro. Seria um golaço, mas Rausch conseguiu tirar, de cabeça, em cima da linha e evitou o gol. O atacante do Barcelona teve uma boa atuação.

Messi tenta uma jogada para a Argentina contra a Rússia - Ivan Sekretarev/AP - Ivan Sekretarev/AP
Messi tenta uma jogada para a Argentina contra a Rússia
Imagem: Ivan Sekretarev/AP

Finalmente

Depois de tanto tentar, a Argentina chegou ao gol da vitória aos 40 minutos do segundo tempo. Pavón, em posição de impedimento, recebeu um passe de Messi pela direita e cruzou para Agüero completar para o gol. A bola explodiu na defesa, mas, no rebote, o próprio Agüero, de cabeça, não perdoou.

Agüero comemora o gol da vitória da Argentina sobre a Rússia - Sergei Karpukhin/Reuters - Sergei Karpukhin/Reuters
Agüero comemora o gol da vitória da Argentina sobre a Rússia
Imagem: Sergei Karpukhin/Reuters

Um brasileiro em campo

O lateral direito brasileiro Mário Fernandes começou a partida como titular pela Rússia – ele foi substituído no intervalo. O jogador de 27 anos se tornou cidadão russo de forma oficial em julho do ano passado. Em 2011, Fernandes chegou a ser convocado pelo técnico Mano Menezes para a seleção brasileira, mas não se apresentou. Ele começou a jogar pelo São Caetano e despontou no Grêmio. Em 2012, se transferiu para o CSKA Moscou, onde está até hoje.

O lateral Mário Fernandes (esq.) tenta uma jogada para a Rússia contra a Argentina - Pavel Golovkin/AP - Pavel Golovkin/AP
O lateral Mário Fernandes (esq.) tenta uma jogada para a Rússia contra a Argentina
Imagem: Pavel Golovkin/AP

Nova camisa

A seleção argentina estreou neste sábado o uniforme que vai utilizar na Copa de 2018. A camisa tem três listras grossas em azul celeste na parte frontal. No ombro conta com as tradicionais três listras da Adidas.

Agenda

Tanto Rússia como Argentina terão amistosos na próxima terça-feira (14). Os russos vão enfrentar a Espanha, em São Petersburgo, enquanto os argentinos encaram a Nigéria, em Krasnodar, na Rússia.