Topo

Palmeiras faz proposta por lateral cruzeirense Diogo Barbosa

Diogo Barbosa é alvo do atual campeão brasileiro para a temporada 2018 - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Diogo Barbosa é alvo do atual campeão brasileiro para a temporada 2018 Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

José Edgar de Matos e Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG)

13/11/2017 18h29

O Palmeiras enxerga como necessidade reforçar a lateral esquerda para a próxima temporada e realizou recentemente uma proposta para trazer Diogo Barbosa, do Cruzeiro. O UOL Esporte confirmou a informação com pessoas ligadas aos dois clubes. O time mineiro tem 25% dos direitos econômicos do jogador e ainda tenta negociar a compra dos outros 75% para afastar o interesse concreto do atual campeão brasileiro.

De acordo com o Itair Machado, diretor de futebol do clube mineiro, a proposta palmeirense é de 4 milhões de euros (R$ 15 mi) pelo lateral esquerdo destaque do time na temporada. O Coimbra, clube ligado ao banco BMG e dono do restante dos direitos econômicos, também foi informado da oferta palmeirense pelo jogador.

No atual contrato com o time mineiro, Diogo Barbosa tem esta cláusula de venda de 4 milhões de euros para janeiro de 2018. O Cruzeiro, para evitar a perda do jogador para os paulistas, precisa comprar mais 25% dos direitos econômicos por 1 mi de euros (R$ 3,7 mi) nas próximas semanas; agora os mineiros convivem com a concorrência concreta dos palmeirenses.

Apesar da oferta palmeirense, clube com maior poder de investimento do país, o Cruzeiro se mostra tranquilo e crê na permanência do jogador para a próxima temporada. O diretor de futebol Iltair Machado, em contato com a reportagem, assegura que o campeão da Copa do Brasil irá adquirir o restante dos direitos econômicos do camisa 6.

"O Palmeiras apresentou proposta, foi atrás do jogador. O Cruzeiro tem preferência na compra dos direitos e vai exercer [a aquisição]", afirmou o dirigente nesta segunda-feira.

O nome de Diogo Barbosa é analisado como fundamental para o planejamento palmeirense em 2018, em virtude da carência na lateral esquerda. Egidio, do titular durante a maior parte do ano, se tornou alvo da ira dos torcedores e não deve seguir na equipe para o próximo ano - o contrato acaba em dezembro.

Já Zé Roberto, que mal atuou na posição neste ano, marcou a aposentadoria para o fim do ano. Sem Egidio no último domingo, o técnico-interino Alberto Valentim precisou recorrer a Michel Bastos para atuar contra o Flamengo. Em 2018, o time alviverde vai contar com a volta de Victor Luís, emprestado ao Botafogo nesta temporada.