Topo

Ex-presidente do Botafogo depõe na polícia e diz: "Nunca estive preocupado"

Maurício Assumpção prestou depoimento e mostrou tranquilidade com denúncia do Botafogo - Vitor Silva/SSPress
Maurício Assumpção prestou depoimento e mostrou tranquilidade com denúncia do Botafogo Imagem: Vitor Silva/SSPress

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/11/2017 16h09

O ex-presidente do Botafogo Mauricio Assumopção cumpriu intimação nesta quarta-feira e deu seu depoimento em uma delegacia da Policia Civil no Centro do Rio de Janeiro. Após quase três horas, ele deixou o local e conversou com jornalistas. Sereno, ele mostrou toda sua tranquilidade, apesar do processo da atual diretoria que o acusa de favorecer a Odebrecht na interdição do Nilton Santos (Engenhão), em 2013.

“Nunca estive preocupado. Estava chateado com tudo o que estava sendo acusado, mas agora estou tranquilo porque estou no fórum adequado para responder o que tenho que responder. Demorou um pouco menos porque até o inspetor chegar, arrumar tudo, e depois ler, reler, imprime, aí troca, muda uma vírgula e tal... Falei o que me foi perguntado, aí é questão de inquérito policial”, disse Assumpção.

“Agora chegou a hora de falar, e eu vou falar. Como falei aqui hoje, de uma forma tranquila, mesmo não conhecendo o conteúdo da investigação porque fiquei sabendo agora, quando cheguei aqui. Como não devo absolutamente nada, não tem problema. Nem pedi adiamento de nada porque os advogados também me entenderam, que a gente não tem o que temer. Tem que falar a verdade, e a gente falou a verdade”, completou o ex-dirigente.

Além de Assumpção, o ex-diretor executivo Sérgio Landau também terá que prestar depoimento, mas teve a data adiada para a próxima terça-feira.

Veja outros trechos da entrevista de Assumpção:

ESTUDO CONDENANDO INTERDIÇÃO

Não tenho nenhum tipo de ingerência sobre essa questão. Isso quem tem que decidir se houve ou não é a Justiça. Eu como presidente do Botafogo recebi uma determinação do prefeito à época fechando o estádio, e o prejuízo foi todo do Botafogo. Isso que posso te responder.

EMPRÉSTIMO DE R$ 20 MILHÕES

Fiquei calado durante três anos porque achava que o Botafogo não precisava disso. Mas agora... Tudo tem um lado bom da coisa, e o lado bom é que agora finalmente eu vou prestar declarações, explicações onde eu tenho que prestar, que é na Justiça. É onde as pessoas de bem falam, se defendem, onde as pessoas de bem sabem que vão ser consideradas inocentes daquilo que são acusadas. Então estou extremamente tranquilo porque não tenho absolutamente nada a temer em relação a esse empréstimo. Tudo foi feito dentro da maior clareza, licitude e transparência possível.

SILÊNCIO DESDE ENTÃO

Porque não interessava ao Botafogo. O Botafogo não precisa desse tipo de notícias. Já sentei lá naquela cadeira e sei o que é. Só que agora a coisa tomou uma proporção, todo mundo sabe qual é. Então, qual o lado bom? É que agora estou me defendendo onde sei que as coisas têm justiça.

INFLUÊNCIA DA ELEIÇÃO?

É possível, porque momento eleitoral de clube é sempre conturbado. Não tenho acompanhado a disputa, mas o que chega aos meus ouvidos é que a coisa está difícil, está acirrada. Parece que o Marcelo Guimarães está ganhando corpo na candidatura dele, né? Então aí leva-se o debate para outra coisa que não tem necessidade.

DIRETORIA ATUAL DO BOTAFOGO

Não penso absolutamente nada. Minha preocupação agora é me defender e mostrar que meus atos à frente do Botafogo foram lícitos, transparentes e absolutamente estatutários. É isso que vou fazer, e é isso que vou ter oportunidade de fazer.

EXCLUSÃO DO CLUBE

Só vocês olharem. Dá uma olhadinha para ver como era o processo, de que eu fui acusado, como era a comissão, como estava formada, por que fui expulso do quadro social do clube... Eu não me importo com isso, não. Eu não vou deixar de ser Botafogo por causa desse ato deles. Continuo sendo alvinegro e meu diploma de sócio-proprietário continua na minha parede. Isso eles não vão me tirar nunca.

RECADO PARA TORCIDA

Amigo, agora eu quero é Libertadores. Estou igual o torcedor do Botafogo, quero é chegar no G-4. Tomara que a gente consiga fazer isso o mais rápido possível. Sapeque uma porrada em cima do Atlético-GO e torça para os outros se darem mal. É isso que eu quero, sou Botafogo.