Topo

Possível renovação de Moreno na China obriga Cruzeiro a acelerar negociação

Boliviano é o sonho da nova diretoria para virar o camisa 9 do Cruzeiro em 2018 - Aizar Raldes/AFP
Boliviano é o sonho da nova diretoria para virar o camisa 9 do Cruzeiro em 2018 Imagem: Aizar Raldes/AFP

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

14/11/2017 04h00

Nome predileto do Cruzeiro para 2018, Marcelo Moreno pode renovar o contrato com o Wuhan Zall, da China, de acordo com comunicado enviado por seu agente, Fabiano Farah, à imprensa. Ciente da possibilidade de perder o atleta, a diretoria pretende enviar uma proposta ao estafe do atacante nos próximos dias.

O vínculo do boliviano com os chineses se encerra em 31 de dezembro de 2018. Contudo, é possível que ele seja estendido por mais tempo, conforme revelado pelo representante do jogador.

"O Marcelo segue desempenhando um futebol de alto nível, fruto de uma dedicação individual dele que é algo de impressionar. Ele se cuida muito e está muito bem adaptado à cultura da China. A cada ano tem melhorado seus índices e fez por merecer encerrar a atual temporada na artilharia. Quanto ao futuro dele, eu sou a pessoa mais indicada a falar. Ele tem mais um ano de contrato com o Wuhan Zall, mas há a possibilidade de isso se estender. Há alguns dias, os dirigentes me ligaram e me fizeram um relato sensacional, dizendo o quanto estão gratos pelo que o Marcelo tem feito pelo clube. Por isso, já me passaram uma proposta para renovação de seu contrato", disse Farah por meio de comunicado à imprensa.

"Estou estudando essa possibilidade, que é concreta, juntamente com o atleta. Isso é tudo que temos de palpável no momento. O que posso dizer é que vejo o Marcelo muito feliz com tudo que está construindo na China. Ele é querido por lá e realmente é visto como uma peça fundamental para o futuro de seu clube. Temos um tempo bom para analisar com calma uma extensão de vínculo, até porque o contrato atual vai até o fim do ano que vem", acrescentou.

A intenção da Raposa é manifestar o desejo ao empresário do jogador após uma reunião entre o presidente Wagner Pires de Sá, o antecessor Gilvan de Pinho Tavares e o vice de futebol Itair Machado. No encontro marcado para esta terça-feira (14), eles definirão o orçamento do clube para o ano que se aproxima e qual será o valor apresentado a Marcelo Moreno.

A intenção da cúpula é pagar R$ 600 mil mensais ao centroavante que ostenta o rótulo de maior artilheiro estrangeiro da história do clube, com 45 gols em 93 partidas. A oferta dos chineses para manter o jogador boliviano é o que culminou na aceleração da oferta. Os mineiros pretendem se acertar com um homem-gol até o início de 2018 e veem Moreno como a melhor opção, mas temem que a nova oferta dos chineses seja irrecusável.

Presente em 29 partidas do Wuhan Zall na League One, a segunda divisão do futebol chinês, Moreno marcou 23 gols e deu oito assistências. Ele foi o artilheiro da competição ao lado do colombiano Harold Preciado, do Shenzhen FC.

Como o time do centroavante não conseguiu o acesso à Superliga Chinesa, o Cruzeiro aposta em dois aspectos para repatriar o jogador: a identificação com a torcida e a possibilidade de disputar mais uma edição de Copa Libertadores da América.

Em termos de vencimentos, Itair Machado e sua equipe sabem que será difícil competir com os asiáticos. Marcelo Moreno recebe R$ 2 milhões mensais, livres de impostos, para defender as cores do Wuhan Zall, sendo este um dos maiores salários de futebolistas no país.