Topo

De Messi e Ribéry: jogadores que ficarão sem contrato na próxima temporada

Vanderson Pimentel

Do UOL, em São Paulo

23/11/2017 04h00

A temporada ainda está longe de terminar, mas as especulações já rondam clubes europeus por conta de jogadores em fim de contrato que podem mudar de clube após o fim da temporada 2017/2018. Por mais que o Barcelona trate com tranquilidade o assunto, a não renovação com Messi assusta muitos torcedores, que não querem perder mais um astro.

Enquanto clubes como Arsenal e Manchester United podem perder jogadores importantes de graça, outros podem chegar ainda em janeiro, mas com um valor bastante reduzido.

Veja quem pode trocar de clube de graça na próxima temporada:

Messi - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Imagem: Albert Gea/Reuters

Lionel Messi (Barcelona)

Um anúncio em julho do Barcelona de que Lionel Messi teria assinado um novo contrato com o clube tranquilizou os torcedores. No entanto, a renovação nunca foi oficializada e o suposto acerto ainda não se concretizou. O técnico Ernesto Valverde já disse para os blaugranas não se preocuparem, mas com o atual acordo terminando em junho de 2018, é difícil para a torcida não pensar num cenário negativo, principalmente após a saída de Neymar para o PSG na última janela de transferências.

Sánchez e Özil - Paul Childs/Reuters - Paul Childs/Reuters
Imagem: Paul Childs/Reuters

Alexis Sánchez e Mezut Özil (Arsenal)

O Arsenal pode perder seus dois principais jogadores em uma única tacada e por custo zero. O clube recusou vender Alexis Sánchez na última janela para o Manchester City, e agora pode ver o chileno finalmente ir para o time de Guardiola por um valor muito baixo em janeiro, ou até de graça, no fim da temporada 2017/2018. Além do camisa 7, Mezut Özil também pode deixar a equipe de Wenger. Segundo a imprensa espanhola, o alemão pode custar até 20 milhões de euros para o Barcelona, que deseja contar com o meia já no início do ano que vem.

Goretzka - AFP PHOTO / FRANCK FIFE - AFP PHOTO / FRANCK FIFE
Imagem: AFP PHOTO / FRANCK FIFE

Leon Goretzka (Schalke 04)

Valorizado depois de ser artilheiro e campeão da Copa das Confederações com a Alemanha, Leon Goretzka não renovou com o Schalke 04 e é alvo de grandes clubes da Europa. Apesar do risco de perder o jogador, que interessa a Liverpool, Barcelona, Juventus e Bayern de Munique, a diretoria do time de Gelserkirchen não pretende vendê-lo em janeiro.

Mata e Herrera - Jason Cairnduff/Reuters - Jason Cairnduff/Reuters
Imagem: Jason Cairnduff/Reuters

Juan Mata e Ander Herrera (Manchester United)

O clube que deverá ter a porta de saída bastante movimentada em junho de 2018 é o Manchester United. Mesmo alternando entre a titularidade e o banco de reservas, Ander Herrera ainda não renovou e pode deixar a equipe no próximo ano. Preterido por José Mourinho ainda no Chelsea, Juan Mata deverá sair nos próximos meses. Além dos espanhóis, Zlatan Ibrahimovic, Luke Shaw, Ashley Young e Marouane Fellaini são outros jogadores dos red devils com contratos próximos do fim.

Robben e Ribéry - David Hecker/AFP - David Hecker/AFP
Imagem: David Hecker/AFP

Franck Ribéry e Arjen Robben (Bayern de Munique)

Franck Ribéry está a poucos meses de dizer adeus ao Bayern de Munique após 11 anos de serviços prestados. O jogador de 34 anos tem contrato até junho do ano que vem com o clube bávaro. Além do francês, Arjen Robben também só possui mais 7 meses de vínculo com o clube. As possíveis saídas de ambos fechariam um ciclo vitorioso que rendeu diversos títulos nacionais e uma Liga dos Campeões, conquistada em 2013.

Fernandinho - REUTERS/Darren Staples  - REUTERS/Darren Staples
Imagem: REUTERS/Darren Staples

Fernandinho (Manchester City)

Fernandinho poderá ter outra equipe depois de possivelmente disputar a Copa do Mundo pelo Brasil. O volante terá seu vínculo encerrado com o Manchester City no meio de 2018, quando já terá 33 anos. O processo de renovação ficará mais evidente com um provável adeus de Yaya Touré. O marfinense, que também não terá mais contrato com os citizens em julho, já havia sido preterido por Guardiola ainda no Barcelona.

Bernard - John Thys/AFP - John Thys/AFP
Imagem: John Thys/AFP

Bernard (Shakhtar Donetsk)

Alvo do Palmeiras, Bernard poderia voltar ao Brasil por um preço mais acessível do que seria com um contrato mais longo. Seu vínculo de pouco sucesso com o Shakhtar Donetsk se encerra no dia 31 de junho, o que aumenta as chances do meia ex-Atlético-MG voltar ao Brasil já no início de 2018.

Balotelli - Valery Hache/AFP - Valery Hache/AFP
Imagem: Valery Hache/AFP

Mario Balotelli (Liverpool)

Em julho se encerrará oficialmente o acordo entre Liverpool e Mario Balotelli. Após uma passagem conturbada e decepcionante pelo reds, o italiano finalmente ficará livre de contrato. Atualmente o jogador está emprestado ao Nice, onde atuou também na temporada 2016/2017 com relativo destaque.