Topo

Na fase mais goleadora da carreira, Jô vira "rei de Itaquera"

Atacante Jô em Itaquera: 17 gols marcados em um lugar com o qual tem forte ligação - AP Photo/Andre Penner
Atacante Jô em Itaquera: 17 gols marcados em um lugar com o qual tem forte ligação Imagem: AP Photo/Andre Penner

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

25/11/2017 04h00

Artilheiro do Campeonato Brasileiro, o atacante Jô viveu seus melhores momentos no futebol em 2017 em um lugar bastante conhecido. Na Arena Corinthians, o jogador marcou 17 dos 25 gols marcados na temporada.

Jô, que já vive a fase mais goleadora da carreira, tem uma forte ligação com o terreno onde foi construído o estádio corintiano, em Itaquera. No local, o camisa 7 chegou a treinar com as categorias de base do Corinthians, ainda no começo dos anos 2000. Além disso, o atleta de 30 anos passou a infância em Sapopemba, bairro vizinho a Itaquera.

"A gente sabe e vê o quanto o Corinthians evoluiu. Quem chegou agora e vê tudo isso pronto acha fantástico. Mas a gente viu tudo isso crescer, o Corinthians ter um estádio. A gente treinava ali, virou um estádio. Tive o prazer de ser campeão lá diante da nossa torcida. É inexplicável", disse Jô.

Inaugurada em 2014, a Arena Corinthians foi palco dos gols mais importantes marcados por Jô nos últimos meses. De volta ao clube, o atacante balançou as redes no estádio contra Palmeiras (duas vezes), Santos (duas vezes) e São Paulo, além marcar dois na partida contra o Fluminense no último dia 15. 

Decisivo no jogo que deu o hepta brasileiro ao Corinthians, o centroavante alvinegro disse que chegou a ver uma faixa com a palavra 'Sapopemba' no estádio durante a partida. Segundo ele, muitos amigos da zona leste mandaram mensagem após o título, o lembrando da ligação dele com o estádio.

Campeão brasileiro pelo Corinthians em 2005 quando tinha apenas 18 anos, Jô ainda celebrou o fato de o time alvinegro garantir o título em Itaquera, diante de mais de 45 mil torcedores.  

"Para mim isso tudo é fantástico. Primeiro realizar o sonho de ser campeão dentro do nosso estádio. Fui campeão em 2005 lá em Goiânia, no último jogo. Não tivemos comemoração dentro de campo com a nossa torcida. Foi diferente, na zona leste", ressaltou.

O camisa 7 corintiano soma 25 gols na temporada. Ao marcar dois gols no jogo do título contra o Fluminense, o atacante superou a marca obtida em 2013, quando era atleta do Atlético-MG, próximo adversário corintiano. Naquele ano, Jô fez 19 gols pelo time, mais cinco pela seleção brasileira. Na temporada 2006, quando atuava pelo CSKA, Jô foi às redes 23 vezes.

Neste domingo, novamente em Itaquera, Jô buscará um objetivo pessoal: a artilharia do Brasileirão. A duas rodadas do fim da competição, o atacante soma 18 gols, mesmo número de Henrique Dourado, atacante do Fluminense.