Topo

Vasco ganha força por Libertadores; Sport e Avaí têm maior risco de queda

Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br
Imagem: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Do UOL, em São Paulo

27/11/2017 08h14

A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, que será completada nesta segunda-feira com o jogo entre Botafogo e Palmeiras, colocou o Vasco com boas chances de garantir vaga na Copa Libertadores e terminará com Avaí e Sport como equipes mais ameaçadas de completarem os rebaixados para a Série B, apontam os cálculos do site Chance de Gol.

A vitória fora de casa sobre o Cruzeiro deixou o Vasco com 81% de possibilidade absoluta de garantir uma vaga na próxima Copa da Libertadores. Este número leva em consideração outras variáveis, como as probabilidades de se abrirem mais vagas de classificação via Campeonato Brasileiro com possíveis títulos de Grêmio e Flamengo nas competições sul-americanas. Assim, o campeonato nacional pode virar um G-9.

Neste cenário, Flamengo e Botafogo também nutrem boas chances de classificação. O time rubro-negro, que também disputa a semifinal da Copa Sul-Americana, tem 87,7% de possibilidade de vaga na próxima Libertadores mesmo depois da derrota por 2 a 1 para o Santos no último domingo. O Botafogo, por sua vez, pode ver a atual chance de 74,2% aumentar em caso de vitória sobre o Palmeiras nesta segunda-feira, em São Paulo.

Neste momento, a briga dos três cariocas é por duas vagas, já que o Cruzeiro, quinto colocado, já está classificado pelo título da Copa do Brasil. Flamengo (53), Vasco (53) e Botafogo (52) enfrentam na última rodada Vitória, Ponte Preta e Cruzeiro, sendo que apenas os rubro-negros jogam fora de casa.

A nona colocada Chapecoense, por sua vez, entrará na briga em caso de abertura de novas vagas. A primeira definição ocorrerá nesta quarta-feira, quando o Grêmio enfrenta o Lanús e, se campeão da Libertadores, provocará a abertura do G-8 no Brasileiro. O G-9 ficará na dependência de um título do Flamengo na Copa Sul-Americana, que só será definido daqui duas semanas.

Dentro destas possibilidades, além da Chapecoense (49,2%), ainda têm esperanças de vaga na Libertadores outros quatro times: Atlético-MG (25,9%), Bahia (4,4%), São Paulo (5,9%) e Atlético-PR (0,2%).

Rebaixamento

Na luta contra o rebaixamento, as vitórias na rodada melhoraram a situação, mas não foram suficientes para tirarem de Sport e Avaí o status de equipes mais ameaças pela degola. Ponte Preta e Atlético-GO já estão matematicamente rebaixados.

Os quatro times ameaçados entrarão em campo no próximo domingo com os seguintes riscos calculados: Avaí com 92,8%, Sport com 72,6%, Coritiba com 24,9% e Vitória com 9,7%.

Na tabela, é de um ponto a vantagem dos paranaenses e dos baianos sobre os dois outros rivais. Assim, Avaí e Sport, além de vencerem Santos e Corinthians, respectivamente, precisarão torcer por tropeços de Vitória e Coritiba, que enfrentam Flamengo e Chapecoense. Os dois times nordestinos jogam em casa, enquanto os outros dois serão visitantes. 

Veja as probabilidades na briga pelo título, pela Libertadores e rebaixamento (Chance de Gol).

Título
Corinthians: 100 %

Vaga na Libertadores (Probabilidade absoluta)

Corinthians: 100 %
Grêmio: 100 %
Palmeiras: 100 %
Santos: 100 %
Cruzeiro: 100 % (Já classificado pela Copa do Brasil)
Flamengo: 87,7 %
Vasco: 81%
Botafogo: 74,2 %
Chapecoense: 49,2 %
Atlético-MG: 25,9 %
Bahia: 4,4%
São Paulo: 5,9 %
Atlético-PR: 0,2 %

Vaga na Libertadores (via G6)

Corinthians: 100 %
Grêmio: 100%
Palmeiras: 100%
Santos : 100%
Flamengo: 39,3 %
Vasco: 27,4%
Botafogo: 28,2 %
Chapecoense: 7,8%
Atlético-MG: 1,6%

Risco de rebaixamento

Vitória: 9,7%
Coritiba: 24.9%
Sport: 72,6%
Avaí: 92,8%
Ponte Preta: 100%
Atlético-GO: 100%