Topo

Guerrero viaja confiante para julgamento: "Vou demonstrar minha inocência"

Paolo Guerrero, do Flamengo, antes do embarque para Zurique - Rodrigo Mattos/UOL
Paolo Guerrero, do Flamengo, antes do embarque para Zurique Imagem: Rodrigo Mattos/UOL

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/11/2017 15h53

Nesta terça-feira (28), Paolo Guerrero, atacante do Flamengo, embarcou rumo a Zurique, na Suíça, onde será julgado por doping pela Fifa na quinta-feira (30). O centroavante, que viaja acompanhado de seus advogados, voltou a dizer que é inocente e se mostrou otimista com a absolvição.

"Vou demonstrar minha inocência. Estou muito otimista, porque não fiz nada. Então, agora é só esperar a sentença", disse Guerrero.

Questionado sobre sua participação no julgamento, o peruano negou que vá deixar apenas seus advogados em ação e afirmou que quer depor.

"Tenho que participar também se eu estou na sentença. Claro que eu vou participar. Eles têm que ouvir a minha declaração", declarou.

No início do mês, a contraprova de Guerrero deu positivo para confirmou o positivo para benzoilecgonina - metabólito presente na cocaína. Agora, os advogados reúnem os laudos para provar que a substância apareceu no organismo do atacante de forma indireta. O jogador já afirmou que não consumiu a droga.

A principal estratégia da defesa está em uma contaminação cruzada com folhas de coca através de chá antigripal ingerido pelo camisa 9 antes do jogo entre Peru e Argentina, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

A aposta também está no índice da substância presente na urina do jogador, o que facilitaria a tese da contaminação acidental. Os advogados estão otimistas, mas Guerrero segue sem poder atuar. Caso seja considerado culpado, o peruano pode receber uma advertência ou até quatro anos de suspensão.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) será braço importante na defesa de Paolo Guerrero. A entidade disponibilizará todos os laudos dos exames antidoping realizados pelo atacante do Flamengo desde que chegou ao Brasil, em 2012. Para ler esta notícia na íntegra, além de outras novidades dos bastidores da bola, leia a coluna De Primeira.

O julgamento de Guerrero será na comissão disciplinar da Fifa. Nesta quinta-feira, o caráter será de primeira instância.