Topo

Torcedores do SP pedem "Lucas ou Pato", fim de desmanches e título em 2018

Torcedores chegaram ao CT da Barra Funda por volta das 14h  - José Eduardo Martins/UOL Esporte
Torcedores chegaram ao CT da Barra Funda por volta das 14h Imagem: José Eduardo Martins/UOL Esporte

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/11/2017 16h45

A diretoria do São Paulo recebeu uma comissão formada por 20 torcedores, entre membros de organizadas, sócios e figuras influentes nas redes sociais, para uma reunião no CT da Barra Funda. O encontro foi solicitado no fim de semana e acatado pelo Tricolor, que ouviu cobranças pela manutenção do elenco e por títulos na próxima temporada.

O grupo teve a entrada no CT liberada por volta das 14h e deixou o local quase duas horas mais tarde. Os torcedores optaram por não atender a imprensa que aguardava no portão e prometeram emitir um comunicado oficial sobre o resultado da reunião. Mas a reportagem do UOL Esporte apurou que a conversa com o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva e o diretor-executivo de futebol Vinicius Pinotti teve três pilares.

O principal e mais contundente envolve a manutenção do elenco para 2018. Os torcedores culparam o desmanche do grupo de jogadores no meio desta temporada como um dos fatores preponderantes para o péssimo desempenho do time, que lutou contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O pedido é para que a diretoria evite vender atletas em grande quantidade com a temporada em andamento. Posições supostamente carentes foram apontadas e contratações de peso, como Lucas Moura e Alexandre Pato, foram requisitadas.

Os outros dois pontos centrais abordados foram a falta de títulos - já são cinco anos sem conquistas - e uma avaliação geral da gestão atual. A comissão de torcedores pediu mais competência dos dirigentes no futebol e em outras áreas do clube, principalmente no marketing. Outros pedidos passaram pela contratação de um coordenador técnico, pela reforma do Morumbi e pela volta da venda de ingressos de arquibancada nas bilheterias, algo vetado pelo Ministério Público.

Confira abaixo a lista de temas apresentados e debatidos pela comissão de torcedores com a diretoria do São Paulo:

"1) Estatuto

- Deve ser utilizado da melhor maneira possível, com contratação de profissionais com notável saber em suas especialidades, colocando metas a serem atingidas para cada diretor remunerado, tratando o futebol de forma profissional.

- Respeitar a profissionalização dos cargos diretivos, deixando de lado nomeações pessoas e políticas. O SPFC não pode ser utilizado para benefícios pessoais e políticos.

- Abertura de votos para sócios e não apenas para conselheiros.

2 ) Transparência no departamento financeiro

- Divulgação trimestral de todas as contas do clube, de maneira transparente e de fácil visualização por parte do torcedor, aumentando a confiabilidade da diretoria junto ao torcedor e, principalmente, aos investidores que queiram formalizar parceiros com o clube.

- Queremos saber em detalhes a destinação dos R$ 170.000.000,00 em vendas realizadas esse ano.

- Quanto da dívida foi abatida com essas receitas e quanto é a dívida atual.

3) Marketing e estratégias inteligentes

- Entendemos que a terceirização do departamento de marketing é o caminho, com metas a serem buscadas e resultados alcançados.

- Não podemos aceitar um diretor ou gerente que não seja referência no mercado e muito menos amadores gerindo esse departamento, com salários de profissionais de ponta.

- O plano de Sócios Torcedores está abandonado e os benefícios quase não existem, sendo uma forte ferramenta de receita do clube. Qual o projeto para o próximo ano?

- Busca por melhores patrocínios e valorização da marca, pois somos a terceira torcida do Brasil em quantidade de pessoas e a primeira no quesito apoio ao time.

- Manutenção de ingressos a preços mais acessíveis, para fortalecermos o novo modelo de torcida que conseguimos implantar nesse ano.

- Tentativa junto ao Ministério Público da volta de venda de ingressos de arquibancada nas bilheterias, pelo menos para os setores mais populares, mesclando a venda online e a venda na bilheteria.

- Aumentar o tempo de permanência do torcedor dentro do estádio (antes e depois da partida), com tudo o que o Morumbi possa oferecer, transformando a partida em um grande evento.

- Aumentar o número de lojas e serviços dentro do Morumbi, com maior quantidade de produtos oficiais ou licenciados pelo clube, para que tenhamos uma fidelização da marca e um ótimo retorno financeiro. Hoje quase não vemos no mercado produtos oficiais do São Paulo Futebol Clube.

- Diversificar as praças de alimentação no estádio, com mais variedades e opções.

- Reforma parcial do Morumbi (cobertura e aproximação do campo).

4 ) Contratações

- Contratação de laterais.

- Contratação de 1 goleiro, para que ocorra uma concorrência saudável com o atual titular.

- Contratação de mais um meio campista, visto que Cueva servirá a seleção de seu país.

- Contratação de mais dois atacantes.

- Contratação de dois jogadores de renome, como Lucas Moura e Alexandre Pato.

- Manutenção dos principais jogadores (Sidão, Arboleda, Rodrigo Caio, Militão, Jucilei, Hernanes, Petros, Pratto e Marcos Guilherme).

5) Embaixadas são-paulinas

- Aprovação e efetivação das embaixadas são-paulinas em outros estados.

- Aprovação do projeto "Embaixadas", buscando fomentar/fortalecer a torcida são-paulina fora do estado de SP, com incrível potencial de ganho atra´ves dessa fomentação da marca São Paulo Futebol Clube, Sócio Torcedor, além de servir de base de apoio do clube.

6) Situações futuras envolvendo Diego Lugano e Kaká

- Que seja feito um acordo com esses ídolos, levando em conta a consideração à imagem deles perante à torcida e o benefício que o clube possa ter com isso (tanto técnico, como financeiro).

7) Utilização da base de Cotia

- Melhor organização sobre vendas prematuras e sem sentido (observar o lado técnico do jogador e seu possível futuro no clube).

- Além do aspecto financeiro que Cotia nos rende, temos que ter em mente a questão técnica e os títulos que essas joias podem nos trazer. O equilíbrio é fundamental, algo não demonstrado esse ano.

- Retorno e reavaliações de jogadores emprestados.

- Estreitar a relação Barra Funda/Cotia.

- Empréstimos de jogadores para outros times com o intuito de aprimoramento técnico dos mesmos, bem como, diminuição de custos salariais ao São Paulo Futebol Clube.

8) Alterações no departamento de futebol

- Contratação de um gestor ou superintendente de futebol

- Contratação de um coordenador técnico, com capacitação profissional que o cargo exige

- Sugestões de nomes que poderiam compor esses cargos: Leonardo, Lugano, Pintado, Raí e Muricy.

9) Planejamento para 2018

- Manutenção da equipe titular e comissão técnica.

- Contratações pontuais como supracitados no tópico 1

- Utilização da base como supracitado no tópico 6

- Respeitar o torcedor e expor a situação financeira com frequência

- Queremos transparência na gestão

Presidente, iremos monitorar todas essas solicitações e queremos um retorno de todos os itens. Não deixaremos isso ser engavetado e não mais permitiremos amadorismo no SPFC. Chega de lutarmos na parte de baixo da tabela. Queremos e exigiremos títulos!"