Topo

Fla na final aumenta briga por Libertadores e pode ter até torcida de rival

Título do Fla na Sul-Americana pode abrir G-9 no Brasileiro - Luis Acosta/AFP
Título do Fla na Sul-Americana pode abrir G-9 no Brasileiro Imagem: Luis Acosta/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/12/2017 11h18

A presença do Flamengo na final da Copa Sul-Americana aumentou a esperança de clubes na região intermediária da classificação da Série A conseguirem uma vaga para a Copa Libertadores e apimentou ainda mais a última rodada da competição, no próximo domingo.

Uma conquista do time carioca na decisão contra o Independiente garantirá mais um brasileiro na Libertadores de 2018 via Campeonato Brasileiro, e até rivais históricos como Vasco e Botafogo podem ficar na torcida pelos rubro-negros para selarem a classificação.

No momento, o Brasileiro tem um G-8 em que Flamengo, Vasco e Botafogo ficariam com as últimas três vagas em aberto. Porém, Chapecoense, Atlético-MG, Bahia, São Paulo e Atlético-PR estão na briga e precisam de vitórias combinadas a tropeços dos rivais à frente para atingirem o objetivo.

Em caso de título do Flamengo na Copa Sul-Americana, a vaga no atual cenário seria da Chapecoense, que está na nona posição do Brasileiro. Porém, as probabilidades são variadas para a última rodada, o que pode embaralhar bastante os times que terminarão a competição entre a sexta e a nona colocação.

O que é quase certo é que o Flamengo terá a torcida de um brasileiro na final da Copa Sul-Americana. Caso o time rubro-negro continue entre os oito primeiros do Brasileiro, o nono colocado terá que esperar até o dia 13 de dezembro, quando está pré-agendada a segunda decisão, para saber se cumprirá o objetivo.

Em probabilidade absoluta, considerando o torneio sul-americano e nacional, o site Chance de Gol lista oito times ainda na briga. Em duas frentes, o Flamengo tem 92,3% de possibilidade de ficar com uma das vagas. Vasco (89,3 %), Botafogo (69,3 %), e Chapecoense (55,2 %) têm boas chances, com Atlético-MG (33,7%), São Paulo (9%), Bahia (7,4%) e Atlético-PR (0,3%).

A disputa fica ainda mais em aberto com a realização apenas de um confronto direto - São Paulo x Bahia - entre estas oito equipes ainda com chances matemáticas. Das restantes, Vasco, Botafogo, Chapecoense, Atlético-MG e Atlético-PR jogam em casa, e apenas o Flamengo disputará uma partida como visitante.

A situação fará com que o técnico Reinado Rueda enfrente um dilema nos próximos dias. Uma derrota contra o Vitória em Salvado aumentará o risco de o Fla terminar fora do G-8 e uma vaga na próxima Libertadores ficará pendentes ao título da Copa Sul-Americana. Ou seja, não será fácil decidir quem poupar do duelo de domingo.

Em relação aos outros sete times, não há dúvidas de que a força máxima estará em campo e, muito provavelmente, a torcida e o elenco de um deles já têm um programa certo para o início de férias: torcer para o Flamengo pela televisão na decisão da Copa Sul-Americana.

Veja a probabilidade absoluta e pontuação dos clubes.

Vaga na Libertadores

Corinthians: 100 % (72 pontos)
Palmeiras: 100 % (63 pontos)
Grêmio: 100 % (62 pontos)
Santos: 100 % (62 pontos)
Cruzeiro: 100 %  (56 pontos)
Flamengo: 92,3 % (53 pontos)
Vasco: 89,3% (53 pontos)
Botafogo: 69,3 % (52 pontos)
Chapecoense: 55,2 % (51 pontos)
Atlético-MG: 33,7 % (51 pontos)
Bahia: 7,4% (49 pontos)
São Paulo: 9  % (49 pontos)
Atlético-PR: 0,3 %   (48 pontos)

Veja os duelos envolvendo os 8 times na briga na última rodada

Botafogo x Cruzeiro
Vasco x Ponte Preta
São Paulo x Bahia
Atlético-MG x Grêmio
Atlético-PR x Palmeiras
Chapecoense x Coritiba
Vitória x Flamengo

Obs: Todos os jogos serão às 17h de domingo